Na segunda-feira, 6, policiais militares da Rede Catarina de Proteção à Mulher do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) participaram de mais uma reunião do Comitê Intersetorial de Proteção Social a Crianças, Adolescentes e Testemunhas Vítimas de Violência, realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araranguá. O encontro reuniu representantes de diversas instituições com o objetivo de articular estratégias de proteção à infância e adolescência.
A presença da Rede Catarina faz parte das ações preventivas da Operação Caminhos Seguros 2025, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na prevenção e repressão de crimes contra crianças e adolescentes. Em Santa Catarina, a Polícia Militar tem atuado de forma integrada com os demais órgãos de proteção para reforçar o enfrentamento à violência sexual em ambientes vulneráveis.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias conjuntas, compartilhamento de informações e definição de fluxos para o atendimento e encaminhamento de denúncias. A participação da Polícia Militar reafirma o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco, especialmente no enfrentamento à violência sexual.
Além da PM, o comitê contou com representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Conselho Tutelar e da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI).
As reuniões do comitê ocorrem mensalmente, sempre na última quarta-feira, e são fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção e a melhoria contínua das ações desenvolvidas.