A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou, na manhã desta segunda-feira, 12, o evento denominado Páscoa dos Militares. A ação, que integra o calendário comemorativo dos 190 anos da corporação, contou com uma programação ecumênica marcada pelo respeito à diversidade religiosa e pelo espírito de união.
As atividades aconteceram em três pontos de Florianópolis: uma missa na Paróquia Santíssima Trindade, um culto evangélico na Paróquia Militar e uma palestra espírita no auditório da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT).
A missa contou com a participação do arcebispo militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, que, em sua homilia, ressaltou os valores cristãos de sacrifício, esperança e serviço. A celebração teve a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, além de representantes das Forças Armadas.
O culto evangélico foi conduzido pelo capelão militar, major PM Alex Thomaz de Almeida, na Paróquia Militar. A cerimônia reuniu fiéis em um momento de louvor, oração e reflexão sobre a ressurreição de Cristo e sua implicação para a vida. O subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, participou desta celebração.
No auditório da APMT, a palestra espírita foi ministrada pelo coronel do Exército Brasileiro da reserva, André Souza, que abordou o significado da Páscoa à luz da doutrina espírita, enfatizando a renovação moral e a mensagem de amor universal deixada por Cristo.
Diferentemente da data litúrgica tradicional, a Páscoa dos Militares é celebrada em período posterior, pois, durante a Segunda Guerra Mundial, os integrantes da Força Expedicionária Brasileira só puderam comemorar a data após retornarem ao Brasil, ao final dos combates.
Clique aqui e confira mais fotos da programação ecumênica.
Fotos: 1º sargento veterano Aurélio de Oliveira / CCS