A Escola de Educação Básica Professora Otília da Silva Berti, localizada no bairro Barranca, em Araranguá, recebeu na quarta-feira, 5, a visita do cabo Arlindo, policial militar que integra o programa Escola Mais Segura. Com o início das aulas marcado para o dia 10 de fevereiro, a unidade escolar será mais uma a ser contemplada com esta importante ação de segurança da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
O Escola Mais Segura é um programa que visa reforçar a segurança nas escolas estaduais, garantindo um ambiente seguro para estudantes, professores e funcionários. Em sua visita à Escola Professora Otília da Silva Berti, o cabo Arlindo, acompanhado do comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 2º tenente Naspolini, da diretora escolar Gisele e do coordenador regional de educação Gilberto, conheceu a estrutura da escola e o seu funcionamento, preparando o terreno para o início das atividades na próxima semana.
Com a preocupação crescente sobre a segurança nas instituições de ensino, a PMSC, já iniciou as atividades do Programa Escola Mais Segura, que visa garantir maior segurança e reduzir os fatores de risco nas instituições de ensino durante o ano letivo. A estratégia da PMSC inclui o acompanhamento contínuo dos alunos, professores e funcionários, com a colaboração dos pais, para preservar a ordem pública e evitar possíveis distúrbios.
O comandante da 1ª Cia do 19º BPM, 2º Tenente Naspolini, destacou que o objetivo é criar um ambiente seguro onde os alunos possam se concentrar no aprendizado, sem se preocupar com a violência. A presença do Cabo Arlindo, através do programa Escola Mais Segura, é parte desse esforço contínuo para melhorar a segurança em nossas escolas.
O início das aulas, que começa oficialmente no dia 10 de fevereiro, marca o retorno do planejamento e da execução dessas ações preventivas para os 204 dias letivos do ano. A Escola Professora Otília da Silva Berti, está entre as seis contempladas pelo programa em Araranguá, que tem como prioridade proteger não apenas os alunos, mas também os professores, funcionários e suas famílias.
Na quarta-feira, 5, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, também reforçou a importância da segurança escolar em sua mensagem de início das operações. "A segurança da comunidade escolar é uma prioridade para a Polícia Militar de Santa Catarina, e com o início de 2025, renovamos nosso compromisso em proteger alunos, professores, funcionários e suas famílias. Nossa estratégia se baseia não apenas na presença policial, mas também na educação e conscientização, colaborando com a comunidade escolar para um ano letivo mais seguro e produtivo", afirmou o coronel.
Assim, com o apoio do programa Escola Mais Segura, a Escola Professora Otília da Silva Berti inicia o ano letivo de 2025 mais protegida, com a presença constante da Polícia Militar, ações educativas e a confiança de que o ambiente escolar será mais seguro para todos.
Confira o registro da visita realizada na Escola de Educação Básica Profª Otília da Silva Berti, em Araranhguá.