Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Quem Somos
Unidades da PMA
Perguntas Frequentes
Alegações finais/TC
Contato

Operação Caça inicia com a apreensão de 4 armas de fogo pela PMA


A Polícia Militar de Santa Catarina, através do Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), iniciou no domingo, 1°, a Operação Caça, visando somar as ações de fiscalização da atividade de caça de uma forma mais intensa nesses meses. As ações seguem até 31 de agosto em todo território catarinense.

No primeiro dia da operação, a Polícia Militar Ambiental (PMA) apreendeu quatro armas de fogo enquanto os policiais faziam fiscalização para coibir a prática de caça. Foram apreendidas duas armas de fogo na cidade de Vargem Bonita e duas em Caçador.

O objetivo da operação é realizar ações de policiamento ambiental de prevenção e repressão de crimes contra o Meio Ambiente com foco direto nas áreas rurais, com objetivo de coibir a caça ilegal de animais silvestres, bem como a fiscalização do controle populacional do javali.

No ano anterior a operação resultou na apreensão de 79 armas de fogo, porém o objetivo da PMA é a prevenção e conscientização da sociedade, para que diminua a incidência desse tipo de crime. Nos últimos anos, a caça ilegal de animais silvestres tem sido responsável pela diminuição de espécies e sua consequente extinção. Além de causar um desiquilíbrio ambiental, esta prática fomenta o mercado clandestino de animais e subprodutos, gerando uma série de consequências negativas para toda sociedade.

A PMA visa orientar moradores e produtores nas localidades rurais, sobre legislação, degradação ambiental causada através da destruição da vegetação nativa e caça predatória de animais silvestres, fortalecendo os laços com a família rural e Polícia Militar Ambiental na preservação dos recursos naturais.