Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Protetor Ambiental
Quem Somos
Unidades da PMA
Perguntas Frequentes
Alegações finais/TC
Contato

PROGRAMA PROTETOR AMBIENTAL - PROA

O Programa Protetor Ambiental (PROA) nasceu na cidade de Rio do Sul - SC, no ano de 1999, e ao longo da sua história cresceu e se desenvolveu, chegando na atualidade com grande número de alunos formados, contendo suas atividades pedagogicamente definidas, padronizadas e delineadas com o propósito de contribuir na prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente e a reprodução de comportamentos adequados à preservação da vida em todas as suas nuances.

O PROA visa disseminar conhecimentos sobre fatores bióticos e abióticos aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e coordenadas por policiais militares da PMA.

A seleção dos alunos é realizada através de um teste de seleção aplicado por integrantes da PMA, conforme inscrição do próprio adolescente com autorização dos pais. Tal teste é composto de questões objetivas relacionadas à temática ambiental, fauna, flora, recursos hídricos e outras problemáticas ambientais. A classificação dos alunos se dá pela maior nota nas questões objetivas, porém o rendimento escolar anual fica como critério de desempate. Os alunos selecionados comporão então uma turma de 30 futuros Protetores Ambientais.

As disciplinas ministradas no PROA são:

  • Breve histórico da Polícia Militar;
  • Cidadania;
  • Ecologia;
  • Gestão de Flora;
  • Gestão de Fauna;
  • Gestão de Resíduos;
  • Gestão de Recursos Hídricos;
  • Unidades de Conservação; e
  • Legislação que envolve toda essa problemática.

Os Protetores Ambientais realizam saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e atividades de cunho social com as comunidades onde vivem.

Buscando dar transparência às atividades desenvolvidas, é necessário que os pais ou responsáveis do Protetor Ambiental assinem um termo de acordo, no qual ficam estabelecidas as disciplinas, os horários das aulas, as atividades propostas na formação e as condições de participação, tais como o bom desempenho escolar, a uniformização e a concordância dos pais, sob pena de desligamento automático do Programa.  Por fim, todo o Projeto é regido pelo Regulamento do Curso de Formação do Protetor Ambiental, que faz uma descrição do passo-a-passo das atividades e sua realização.

O Programa Protetor Ambiental foi reconhecido em fevereiro de 2013 pelo Comando Geral da Polícia Militar, como um programa da instituição através da Diretriz Operacional Permanente n°39/Cmdo Geral/2013.

A formação destes adolescentes se dá no contra turno escolar, e conta com 180 h/a (6 à 10 meses de Programa), com fardamento e material didático próprio.

O fortalecimento do Programa Protetor Ambiental ampliou o número de crianças contempladas, porém ainda possui demanda reprimida em diversos municípios catarinenses. Atualmente, o PROA já atendeu mais de 100 municípios do estado, sendo que até 2021 formou de 6736 alunos.

Pela importância que o Programa vem apresentando junto a sociedade catarinense, o uniforme (Calça, Camiseta, Moletom, Cobertura, Coturno, Cinto e cantil) e todo material didático-pedagógico (Apostila, caneta, Agenda Personalizada) são custeados pela PMA, ou também por diferentes órgãos públicos e empresas privadas através de convênios.

Logomarca do Programa:

O PROA possui um mascote (Tamanduá Mirim ou de colete), animal endêmico do Bioma Mata Atlântica, sendo carinhosamente chamado de Lekinho, cujo nome foi em homenagem a um ex-comandante da PMA.

Prêmio Fritz Müller 

No ano de 2008 a Polícia Militar Ambiental foi vencedor do prêmio Fritz Müller na categoria de Educação Ambiental, pelo Programa Protetor Ambiental.

O Prêmio Fritz Müller é a mais importante premiação da área ambiental em Santa Catarina e teve seu início no ano de 1982, visando destacar aqueles que desenvolvem ações em prol da proteção e conservação do meio ambiente no estado.