Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Metodologia
Quem Somos
Unidades da PMA
Perguntas Frequentes
Alegações finais/TC
Contato

O suporte para alcançar o Porquê, definido neste Plano de Comando, será por meio de Objetivos Estratégicos (OE), publicados todos os anos no início do ano fiscal na rede interna da corporação, sendo disponibilizado também em sistemas usuais, disponíveis on-line, como Confluence e Trello.


Os Objetivos Estratégicos, definidos pelo Comando do Policiamento Militar Ambiental (CPMA), serão pautados pela essência da atividade de Polícia Militar Ambiental, definida no nível constitucional, conforme visto no preâmbulo e com atenção ao fortalecimento do Policial Militar Ambiental, dimensão agente deste Plano.


Definidos os Objetivos pelo Comando do Policiamento Militar Ambiental, e devidamente publicados para conhecimento de todos, serão definidos os Objetivos Táticos (OT), pelos Comandantes de Batalhão, ou ainda pela Chefia do Estado Maior do Comando, todos em consonância com os Objetivos Estratégicos.


Deste ponto em diante, todo Objetivo deverá ser feito pela metodologia OKR (Objectives and Key Results), termo inglês que significa Objetivos e Resultados-Chave, que tem por escopo a observação constante das mudanças que podem ocorrer no caminho, sem que haja descomprometimento com a missão essencial.


Assim como os Objetivos Estratégicos, os Objetivos Táticos devem apresentar, uma ou outra característica (foco, capacitação e autonomia) deste Plano de comando, agregando melhorias a atividade de Polícia Militar Ambiental, dimensão agente.


Um aspecto desta metodologia é que os objetivos traçados serão explorados pelas equipes, que sugerem as etapas que devem ser percorridas, acrescentando a cooperação no atingimento de objetivos pelo próprio engajamento voluntário, e possibilitando a criação de um foco estruturado de baixo para cima na escala hierárquica, o que diverge de outros mecanismos execução de Planejamento Estratégico, que são mais rígidos.


Os OKR's serão escritos e publicados para conhecimento de todos, na plataforma Confluence, sendo que cada objetivo tem como base o objetivo antecessor ou a missão, buscando a inovação ou melhoria das ações de Polícia Militar Ambiental.

Nessa visão, a Chefia do EM do CPMA avaliará e aprovará os Objetivos táticos, certificando a aderência com os Objetivos Estratégicos do Comandante do CPMA e atendimento de uma ou mais características deste Plano de Comando, em atenção ao fortalecimento do Policial Militar. Esse acompanhamento e homologação da Chefia do EM, poderá ser feita previamente, antes da publicação na plataforma virtual (confluence).


Outra responsabilidade da Chefia do EM é o lançamento de Krs para os Objetivos Estratégicos quando estes não estiverem sendo atendidos ou alcançados pelos Objetivos táticos.


Os Resultados-Chave podem ser desdobrados em tarefas, quando a complexidade assim exigir, sendo que estas devem ser registradas e acompanhadas no trello e possuir mensuração própria, com o fim de perceber o atingimento destas e do próprio resultado-chave.


O diagrama da Metodologia, representado na figura 3 abaixo, demonstra as dependências, estágios e relacionamentos dos objetivos, resultados-chaves e tarefas, sempre com atenção as características do Plano de Comando:


Figura 3: Diagrama da Metodologia

Fonte: Elaboração Própria

O alcance obtido ou não realizado gera um feedback, e este será sempre registrado com o fim percepção do impacto e do MELHORAMENTO CONTÍNUO, objeto de atenção constante pelos envolvidos, sendo registrado no trello, como último documento expedido do OKR.


É recomendado o prazo de cada OKR em até 90 dias, entretanto em algumas situações o prazo pode ser estendido, conforme ajuste entre a proposta da equipe e a Chefia do EM do CPMA e a complexidade do OKR.


Em todas as Unidades da PMA será exposto nos murais internos, os Objetivos Estratégicos do Comando e o Diagrama Operativo, constante no anexo 1 do plano, que servirá para conhecimento e entendimento de todos os integrantes da metodologia de melhoramento contínuo adotada neste Plano de Comando.