Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Quem Somos
Unidades da PMA
Perguntas Frequentes
Alegações finais/TC
Contato

Polícia Militar Ambiental completa 32 anos de criação 


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) comemorou na manhã de sexta-feira, 22, na sede do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), em Florianópolis, os 32 anos de criação da unidade especializada. Na mesma solenidade ocorreu, também, a formatura do Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (CEPA).

As atividades de policiamento ambiental na PMSC começaram na década de 1990, iniciando-se assim, uma história em favor da proteção do meio ambiente catarinense, ao completar o seu trigésimo segundo aniversário, a Polícia Militar Ambiental (PMA) conta com um efetivo cada vez mais especializado, viaturas mais modernas e adequadas ao terreno em que atuam, além de embarcações e materiais de apoio. Atualmente, o Comando de Polícia Militar Ambiental realiza operações com a tecnologia de drones e georreferenciamento além de diversas ações de educação ambiental por todo o Estado.

No inicío da solenidade foram realizados os atos de formatura do Curso de Especialização em Policiamento Ambiental. Segundo o comandante do CPMA, coronel Fábio Henrique Machado, "o curso teve como objetivo especializar e aperfeiçoar os policiais em conhecimentos avançados, teóricos e práticos, para que possam agregar novas informações e atuar de forma mais eficiente e segura, nas ações de policiamento ostensivo ambiental." 

Com 37 alunos formados, o curso teve a duração de 425 horas/aulas, distribuídas em 19 disciplinas.

Na oportunidade, oficiais e praças da PMA foram condecorados com brasões de mérito e medalhas por tempo de serviço. Além disso Civis e Militares foram homenageados com a medalha Raulino Reitz em agradecimento aos relevantes serviços prestados à causa do meio ambiente ou à Polícia Militar Ambiental.

Para o subcomandante-geral, respondendo pelo Comando-Geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, a Polícia Militar Ambiental tem sido protagonista em diversos âmbitos na história da Polícia Militar. "O uso da tecnologia, com exemplo dos drones e a forma de abordagem é uma característica de inovação que a PMA repassou para o todo o resto da corporação", acrescentou.

Estiveram presentes no evento o subcomandante-geral, respondendo pelo Comando-Geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva, o promotor de Justiça, Renato Maia de Faria e a promotora de Justiça, Luciana Polli, que foram recepcionados pelo comandante do CPMA, coronel Fábio Henrique Machado.

Clique aqui e confira mais fotos da solenidade.