A Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi implantada pela Polícia Militar para garantir o sucesso nas operações, principalmente em locais de difícil acesso ou que exijam rapidez no deslocamento. Para tal, os integrantes da Rocam fazem treinamentos táticos e técnicos específicos, para agir com eficiência e garantir não só a segurança dos cidadãos, mas também dos próprios condutores das motocicletas durante as abordagens.
Esta modalidade policial foi criada em 1982, no Estado de São Paulo e, embora exista o policiamento com motos há anos em Santa Catarina, somente em 2015 ela foi regulamentada oficialmente. É uma modalidade de policiamento extremamente beneficiada pelas condições de mobilidade e se destaca pela rapidez no deslocamento para atender as ocorrências.
Garantir a segurança da população é tarefa diária do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e, é claro, possuir uma equipe de policiais capacitados para conduzir as motocicletas é dever básico daqueles que estão presentes em todas as operações propostas, além das diversas rondas preventivas realizadas.
Um apoio diário e fundamental na região de Balneário Camboriú. Recentemente, o 12ºBPM adquiriu mais duas motocicletas Triumph Tiger 800, para reforçar o policiamento na cidade.