Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
ESTRUTURA INSTITUCIONAL
Concursos
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

 

 

ESTRUTURA INSTITUCIONAL

 

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) é composta por seções administrativas e operacionais. A estrutura organizacional básica compõe-se por:
A) Comando-Geral da Polícia Militar, que inclui o Estado-Maior e Diretorias;
B) Órgãos de apoio, que inclui a Faculdade da Polícia Militar (Fapom) e;
C) Órgãos de execução.


A parte de execução, que comtempla a principal missão de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, é organizada entre Regiões, Batalhões, Guarnições Especiais, Companhias, Pelotões e Grupos de Polícia Militar. O município que não é sede de Batalhão, Companhia ou Pelotão contará com um Destacamento Policial-Militar (Dst PM) e constituído de um Grupo PM, com efetivo variável de acordo com a missão. Atualmente, a PMSC conta com doze (12) Regiões de Polícia Militar, que abrangem vinte e oito (28) Batalhões (BPM) e sete (7) Guarnições Especiais. As Companhias (Cia) estão subordinadas aos Batalhões, assim como os Pelotões estão para as Companhias, respectivamente.


Além do quadro de combatentes, a Polícia Militar conta com um quadro de oficiais capelães e da área da saúde (médicos e dentistas). Ainda, estão subordinados à PMSC os Colégios Militares Feliciano Nunes Pires, presentes em diversos municípios catarinenses. A PMSC também administra um hospital (HPM), a banda de música “Piano Catarinense” e o museu Lara Ribas, ambos sediados em Florianópolis.


Para melhor atender a população, a ampla missão constitucional da Polícia Militar é subdividida em ações especializadas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Grupo de Choque (GpChoque), Cavalaria, Batalhão de Aviação (BAPM), Companhia de Policiamento com Cães (Canil) e Polícia Militar Ambiental estão subordinados ao Comando de Apoio Especializado, subordinado diretamente ao Subcomandante-Geral.


Por fim, para atender as rodovias catarinenses, a PMSC conta com a Polícia Militar Rodoviária, responsável pela fiscalização e atendimento de ocorrências nas estradas estaduais.