Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

GEBN: agente temporária realiza produção científica sobre relações interpessoais em policiais militares


No fim do mês de dezembro, a estudante de psicologia Lays Jasper, que exerce suas funções como agente temporária da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), apresentou ao comando da Guarnição Especial de Braço do Norte (GEBN), onde atua, o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como título “Cada cabeça uma sentença: relações interpessoais, cotidiano e estresse em policiais militares”.

A produção científica foi apresentada no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), para familiares, professores, colegas de turma e amigos, e posteriormente indicada para apresentação ao comando da GEBN.
O trabalho foi realizado em conjunto com a orientadora, professora Adriana Zomer de Moraes, sendo que participaram da banca avaliadora o aspirante a oficial Douglas Tadros e a coordenadora do curso de psicologia do Unibave, Lorena Paratella.
O objetivo da produção científica foi compreender as relações interpessoais, por meio da percepção de policiais militares, nos processos de trabalho e sua interferência na qualidade de vida dos mesmos, identificando como os policiais militares vivenciam e percebem as relações interpessoais em seu ambiente de trabalho.
A pesquisa foi aplicada em 73% do efetivo policial e possibilitou compreender, através de relatos, que o cotidiano, as relações interpessoais, os sentimentos de valorização e o reconhecimento são fatores intervenientes na qualidade de vida dos policiais militares. O resultado apresentou dados que caracterizam a incidência de um estresse recôndito, minimizado pelo fato de terem à disposição um bom ambiente de trabalho, boas relações interpessoais, ressaltando um relacionamento acessível com superiores, sendo considerado agradável pela maioria.
Para a Polícia Militar, o trabalho tem grande relevância, pois diariamente os policiais militares estão em contato com situações de pressão e iminente perigo, sendo que tais fatores podem interferir diretamente na vida profissional e pessoal destes. Os resultados serão usados para a criação de planos de ações voltadas à saúde dos servidores, objetivando melhorar a qualidade da prestação de serviço e a vida fora do ambiente de trabalho.
O artigo científico foi aprovado pela banca examinadora e agora faz parte do acervo de trabalhos científicos da biblioteca da Unibave, onde ficará disponível para consulta.