Na última quarta-feira, 15, em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, integrantes das quatro companhias ativas do Batalhão de Aviação da Polícia Militar participaram do Treinamento de Escape de Aeronaves Submersas, que ocorreu no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval, na Base Aérea da Marinha do Brasil.
O treinamento visa capacitar pilotos e tripulantes a adotarem procedimentos que devem ser realizados durante a saída da aeronave em situações de pouso de emergência ou de queda, em ambientes aquáticos, com o intuito de aumentar as chances de sobrevivência.
A realização do treinamento é uma necessidade legal trazida pelo novo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, RBAC 90, que trata dos requisitos para as operações especiais de aviação pública. O regulamento prevê no treinamento inicial dos pilotos e tripulantes, a evacuação de emergência na água em Unidade de Treinamento de Escape de Aeronaves Submersas.
O treinamento contou inicialmente com a instrução teórica em sala de aula e, na sequência, foram iniciados os procedimentos práticos, que aconteceram na piscina, utilizando o simulador de cabine.