Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Oficiais da PMSC são homenageados pelo Exército Brasileiro


Na manhã de sábado, 26, o comandante do 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), sediado em Rio Negro (PR), tenente-coronel do Exército Brasileiro (EB) Jackson Rodrigues de Souza Junior, conferiu ao comandante interino da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa), major Marcelo Pereira, e ao comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Porto União, major Silvano Sasinski, as medalhas “Tenente Ary Rauen” e Medalha “Sangue Rio Negrense,” respectivamente.

A medalha “Ten Ary Rauen” cultua a memória do patrono do 5º RCC, combatente da Força Expedicionária Brasileira que tombou na tomada de Montese, na Itália em 1945. A medalha “Sangue Rionegrense” foi criada em memória aos combatentes rio-negrenses mortos em combate na 2ª Guerra Mundial, sendo eles o sargento Max Wolf Filho (2º tenente "post-morten") e os soldados Adir Jorge, Gumercindo da Silva e Luiz Stoeberl Filho, homenageando com as duas outorgas os relevantes serviços prestados pelos oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) ao EB.

A solenidade também marcou o Dia do Soldado, data de nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (25 de agosto de 1803).

O comandante do 5º RCC discursou sobre o importante papel do soldado na atual doutrina de emprego do Exército em prol da segurança do cidadão e das missões humanitárias.

Texto: major Marcelo Pereira, comandante interino da Gemfa I Fotos: subtenente RR CTISP Pedro Luiz de Moraes