A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou, nesta sexta-feira (28), em Lages, a formatura de 59 policiais militares que concluíram o Curso de Ações Integradas de Defesa, ministrado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A capacitação teve duração de cinco dias e aprimorou o atendimento a ocorrências envolvendo crimes violentos contra o patrimônio.
O curso teve como objetivo qualificar policiais militares lotados em Organizações Policiais Militares (OPMs) de pequeno porte para atuarem de forma rápida e eficaz em situações de alta complexidade. Durante a capacitação, os participantes receberam instruções sobre metodologias de resposta imediata, estratégias operacionais e táticas para otimizar o emprego do efetivo policial.
Além das técnicas de atuação em grandes crises, os alunos foram treinados na elaboração de Planos de Ação em nível local e regional, bem como no gerenciamento do fluxo de informações para o combate a crimes organizados de maior complexidade. O treinamento incluiu, ainda, um simulado de assalto a banco, no qual os policiais puderam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Com essa iniciativa, a Polícia Militar reforça seu compromisso com a ordem pública e com a qualificação contínua de seu efetivo, garantindo que os profissionais estejam preparados para enfrentar desafios operacionais e proteger a sociedade com eficiência.
A solenidade de formatura contou com a presença do subcomandante-geral da PMSC, coronel Jofrey Santos da Silva, do comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Fernando Ayres dos Anjos, do comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcos Paulo Rangel, dentre outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade de formatura foram entregues os certificados e brevês do curso aos alunos formandos em reconhecimento ao treinamento e qualificação para ocorrência de alto risco e crimes de grande complexidade.