No sábado, 14, o tatame do Complexo Esportivo Renato Tavares no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis, sediou a graduação de cinco policiais à faixa azul, três à faixa roxa e o primeiro faixa preta formado no local, o primeiro a alcançar este nível treinando no complexo esportivo do QCG.
A cerimônia contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que destacou a importância das práticas esportivas na formação dos policiais. "O jiu-jitsu, além de desenvolver habilidades técnicas, fortalece a disciplina, a autoconfiança e o espírito de equipe, valores essenciais para nossa corporação", afirmou o coronel Pelozato.
Os treinos de jiu-jitsu no QCG tiveram início em junho de 2023, com apenas quatro participantes utilizando um tatame improvisado. Desde então, a iniciativa cresceu significativamente, atualmente o espaço conta com um tatame oficial de 64 m², inaugurado em agosto de 2024, e recebe treinos regulares de jiu-jitsu, muay thai e outras modalidades.
O projeto é coordenado pelo 3º sargento Getulio Stadnick Neto e pelo cabo César Augusto Estanislau, também busca trazer referências do esporte para ministrar aulas aos militares. "Tem sido gratificante ver o crescimento do projeto e o impacto positivo no dia a dia dos policiais. Acredito no jiu-jitsu e todos seus benefícios, principalmente aos integrantes das forças de segurança.", destacou o sargento Stadnick.
Para o cabo César Augusto, a iniciativa vai além do esporte, "estamos formando policiais mais confiantes e preparados para enfrentar desafios, tanto dentro quanto fora do tatame”, ressaltou. Desde sua criação, o projeto tem incentivado a participação de policiais militares em competições, conquistando títulos expressivos e levando o nome da PMSC ao pódio.
O evento também contou com a presença dos faixas pretas que treinam no complexo do QCG, sendo eles 3° sargento Leonardo José de Souza, 3º sargento Fabrício Verdi e cabo Rafael Bettega, além dos mestres Matheus Viana (Viana team) e Vicente Soares (Rhino Jiu-jitsu), colaboradores e apoiadores da defesa policial militar.