Na segunda feira, 5, retornou ao 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) o soldado Kopichinski, que estava realizando o 3º Curso Operacional de Patrulhamento Especial Motorizado (COPEM), proporcionado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) na sede da Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), na cidade de Rio de Janeiro.
O curso teve duração de nove semanas na modalidade presencial, e tinha como objetivo capacitar o policiais militares de forma técnica, física e psicológica a cumprir missões ou ações em ocorrências de natureza não convencional, que exijam comportamento e habilidades específicas, dentro de uma equipe de Rondas Especiais.
De Santa Catarina, dois militares estavam aptos e foram liberados para o evento, mas só o referido policial terminou com êxito, sendo o 4º colocado dentre os 25 policiais que concluíram o treinamento.
Dentre as matérias abordadas estavam instrução prática de ações táticas; local de crime, isolamento e prevenção; atuação policial frente a grupos vulneráveis; negociação psicossocial; noções de policia de choque; entre outras.
O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, parabenizou o soldado Kopichinski pelo empenho e coragem, o qual retorna à unidade com novas experiências e aprimoramento profissional, e enalteceu sua contribuição para a evolução técnica da missão de preservação da ordem pública catarinense.