Quatro militares da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) concluíram, na manhã desta sexta-feira, 6, o Estágio de Preparação Específica do Segmento Feminino para Operações de Paz, promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro.
A capacitação, que contou com a participação de 32 alunas de diversas instituições, como Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e Polícias Civis e Militares de diferentes estados, tem como objetivo preparar mulheres para enfrentar situações adversas em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A formação incluiu uma fase à distância, realizada entre 11 e 22 de novembro, seguida da fase presencial, entre 25 de novembro e 6 de dezembro.
Representando o Estado de Santa Catarina, as cabos Ana Claudia Dal Magro Bertoglio, Makelli Ariotti, Caroline de Almeida Klos e Paula Zimmermann passaram por uma ampla grade de disciplinas que abrangem desde técnicas específicas, como defesa pessoal, orientação carta e bússola e combate a incêndios, até temas como preparação psicológica, negociação, mediação e a agenda "Mulheres, Paz e Segurança" da ONU.
Além de desenvolver habilidades práticas e cognitivas, o curso promove a igualdade de gênero em missões de paz, em consonância com a Uniformed Gender Parity Strategy da ONU. As experiências compartilhadas por veteranos de missões de paz e os treinamentos de controle emocional, resiliência e resistência à fadiga foram destaques na formação.
De acordo com a cabo Paula Zimmermann, “o curso tem se revelado extremamente valioso para minha experiência profissional, permitindo-me adquirir conhecimentos sobre as missões de paz da ONU, seu funcionamento e as vivências dos profissionais que já participaram. Em 2021, tomei conhecimento de que policiais também integram essas missões de paz e, desde então, venho me dedicando à preparação para os processos seletivos, procurando obter o máximo de conhecimento possível”.