Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Quatro policiais militares de SC concluem curso de Operações de Paz no Rio de Janeiro


Quatro militares da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) concluíram, na manhã desta sexta-feira, 6, o Estágio de Preparação Específica do Segmento Feminino para Operações de Paz, promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro.

A capacitação, que contou com a participação de 32 alunas de diversas instituições, como Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e Polícias Civis e Militares de diferentes estados, tem como objetivo preparar mulheres para enfrentar situações adversas em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A formação incluiu uma fase à distância, realizada entre 11 e 22 de novembro, seguida da fase presencial, entre 25 de novembro e 6 de dezembro.

Representando o Estado de Santa Catarina, as cabos Ana Claudia Dal Magro Bertoglio, Makelli Ariotti, Caroline de Almeida Klos e Paula Zimmermann passaram por uma ampla grade de disciplinas que abrangem desde técnicas específicas, como defesa pessoal, orientação carta e bússola e combate a incêndios, até temas como preparação psicológica, negociação, mediação e a agenda "Mulheres, Paz e Segurança" da ONU.

Além de desenvolver habilidades práticas e cognitivas, o curso promove a igualdade de gênero em missões de paz, em consonância com a Uniformed Gender Parity Strategy da ONU. As experiências compartilhadas por veteranos de missões de paz e os treinamentos de controle emocional, resiliência e resistência à fadiga foram destaques na formação.

De acordo com a cabo Paula Zimmermann, “o curso tem se revelado extremamente valioso para minha experiência profissional, permitindo-me adquirir conhecimentos sobre as missões de paz da ONU, seu funcionamento e as vivências dos profissionais que já participaram. Em 2021, tomei conhecimento de que policiais também integram essas missões de paz e, desde então, venho me dedicando à preparação para os processos seletivos, procurando obter o máximo de conhecimento possível”.