Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Tenente-coronel Schelavin assume o comando do Bope


No fim da tarde desta segunda-feira, 25, por volta das 17h, foi realizada em São José, na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a solenidade de passagem de comando da unidade.
Na ocasião, o major Yuri Bento Brandão, que estava à frente da unidade há cerca de um ano, entregou o comando do batalhão ao tenente-coronel José Ivan Schelavin.
Na presença do secretário de Segurança Pública e comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, do subcomandante-geral, coronel Cláudio Roberto Koglin, e do comandante do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), coronel Renato Cruz Júnior, ocorreu o ato, que também foi presenciado por demais autoridades, civis e militares, além de amigos e convidados.
Em sua fala, emocionado, o major Brandão relembrou alguns momentos emblemáticos de sua permanência como comandante da unidade, como também destacou os diversos cursos e instruções realizadas. Da mesma forma, falou sobre a importância do Manual de Técnicas Operacionais do batalhão, que em breve estará disponível às demais unidades, e sobre a relevância da construção do Centro de Treinamento Urbano.
Por fim, agradeceu aqueles que estiveram ao seu lado em sua gestão. “Oficiais e praças do Bope, os senhores são responsáveis pelo sucesso da unidade. Comandar este batalhão foi um sonho realizado. E agora, só me resta agradecer”, finalizou o major.
O novo comandante, que assume a função, é oriundo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público, de Chapecó, onde esteve lotado nos últimos 9 anos.
O tenente-coronel Schelavin foi soldado Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, em 1990, sargento da PMSC, em 1993, e é “caveira” da PMSC do turno de 2001, entre alguns dos cursos de seu currículo.
Além do histórico militar, o novo comandante também é bacharel em Direito e membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Almesc). É autor do livro “A Teia do Crime Organizado – Documentário sobre a Força Nacional de Segurança Pública – Operação Rio de Janeiro, 2011”.
Ao fazer uso da palavra, o coronel Araújo Gomes enalteceu a percepção que a sociedade tem pela mística da “farda preta”. “Impossível olhar para o entardecer neste pátio e não perceber o misto de temor e respeitque esta tropa representa”, colocou. “E a forma com que é feita para que ela seja assim é que a faz ela tão respeitada. Uma tropa diferenciada”, comentou. “Brandão, parta para a próxima missão de cabeça erguida. Obrigado por tudo e boa sorte!”, finalizou o comandante-geral, ao se dirigir ao ex-comandante, que passará a exercer suas funções junto à Corregedoria-Geral da PMSC.
Por fim, encerrando a solenidade, foi descerrado o retrato do major Brandão, no prédio do comando do Bope, incorporando o oficial à galeria dos ex-comandantes da unidade.
Texto: Cabo Rodrigo Costa/CCS | Fotos: 1º Sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS