Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

1° BPM comemora 61 anos de criação


O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemorou na tarde desta quarta-feira, 26, os seus 61 anos de existência. A formatura aconteceu no quartel da unidade, sediada em Itajaí.

Estiveram presentes na cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, o comandante da 3ª Região de Polícia Militar, coronel Jofrey Santos da Silva e a subcomandante do 1º BPM, major Karoline Melo da Cunha Marcon.

Na oportunidade, foi realizada a entrega da medalha Corpo de Tropa ao coronel Jofrey, na categoria ouro, referente aos  aos 25 anos de serviço do oficial dedicados à atividade operacional.

Durante a solenidade, também foram entregues as medalhas comemorativas de aniversário do 1º BPM. A homenagem tem por objetivo agraciar personalidades militares pela dedicação, capacidade profissional e relação construída com a unidade.

No ato, receberam a medalha o coronel Evandro de Andrade Fraga, coronel RR Cláudio Roberto Koglin, tenente-coronel Evandro Fior da Cruz, capitão Bruno Fagundes Monteiro, 2º tenente RR Neri Cruz dos Santos, subtenente RR Claudio Luis Gutz, subtenente RR José Ademir Silveira e o 3º sargento Hermelino Noé Caetano.

Importante ressaltar que, em virtude da pandemia, as comemorações deste ano foram reduzidas e o evento não contou com o público externo.

HISTÓRIA

O 1° BPM foi criado em 26 de agosto de 1959, com sede em Florianópolis, sendo denominado Batalhão Lopes Vieira, em homenagem ao coronel Pedro Lopes Vieira, comandante-geral da então Força Pública de Santa Catarina. Em maio de 1974, a unidade foi transferida para Itajaí em virtude da criação do Batalhão Especial de Polícia (BEP), hoje 4º BPM, sediado na Capital.