Bem-Te-Vi

1º CRPM em Florianópolis tem novo comandante

O 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) conta com um novo oficial na função. O coronel Fernando André da Silva passou a chefia para o coronel Alex Sandro Zeferino em cerimônia realizada na sede do 1º CRPM, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira, 4.

Muito emocionado no discurso de despedida na função, o coronel Fernando André ressaltou os dados positivos que obteve durante o comando regional.  “Os resultados operacionais foram excepcionais nos últimos dois anos, tivemos a redução de crimes violentos, o aumento de apreensão de armas e drogas, recordes em cumprimento de mandado de busca e apreensão, entre outras ações exitosas. Mas esses dados não são apenas meus, mas sim, de toda tropa que realiza o trabalho com dedicação e comprometimento com a segurança da sociedade”, finalizou o coronel.

Em meio as autoridades presentes, destaque para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga e, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Marcos Aurélio Barcelos. Também marcaram presença diversas autoridades civis e militares.

“Gostaria de parabenizar o coronel Fernando André que é um oficial que se destaca por trabalhar sempre junto com o serviço operacional, uma marca que deixa uma proximidade com a tropa e os motivando sempre a cumprir os serviços com excelência em prol da sociedade”, destacou o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes. “E ao coronel Alex, que tenha sucesso nessa nova missão, pois acompanho seu trabalho e nota-se que você é um policial militar inteligente, dedicado e comprometido para assumir umas das regiões mais importante em nosso Estado”, finalizou o comandante da PMSC.

A passagem de comando simboliza os conceitos e tradições da PMSC, ao tempo em que a instituição expressa o reconhecimento ao oficial que deixa o comando, apresentando e desejando as boas-vindas ao oficial que o assume.

Em reconhecimento e gratidão pela dedicação ao empenho profissionais, os policiais militares do 1º CRPM entregaram uma homenagem ao coronel Fernando André, em forma de agradecimento pelos serviços prestados pelo oficial na região.

Currículo do coronel Alex

O coronel Alex Sandro Zeferino ascendeu ao posto atual em 31 de janeiro de 2022. Nascido no município de Tubarão, incluiu na Polícia Militar em 1º de março de 1993 e concluiu o curso de formação de oficiais em 1996, quando foi declarado aspirante a oficial.

Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento de oficiais e superior de polícia militar, o coronel Alex realizou o curso básico de controle e fiscalização ambiental, reflorestamento, curso de carcinicultura crustáceos,  curso de gerenciamento costeiro integrado, curso de polícia comunitária, atualização básica para agentes de inteligência, curso Interview and Interrogation (entrevista e interrogatório) ministrado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) em parceria com o Ministério da Justiça, curso de condutor de veículo de transporte de passageiros,  e curso de voluntários de emergência - CVE.

Formado em direito, o coronel Alex é especializado em polícia comunitária, em ciências penais, em administração em segurança pública e em altos estudos de política e estratégia da Polícia Militar de Santa Catarina. Em sua carreira militar foi agraciado com os brasões de mérito de 3ª, 2ª e 1ª categoria e com as medalhas de mérito por tempo de serviço nas categorias bronze e prata.

Como oficial superior na PMSC exerceu as funções de comandante da 1ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Videira e atuou em diversas funções na corregedoria-geral da Polícia Militar, na consultoria jurídica da Secretaria de Segurança Pública e na assessoria jurídica do comando-geral. Atualmente exercia a função de chefe da seção de assistência jurídica do comando-geral.

Clique aqui e confira as fotos da passagem de comando.

Fotos: 1º Sargento RR Aurélio de Oliveira