Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

14º BPM comemora 20 anos de ativação


Nesta segunda-feira, 14, completam-se 20 anos que foi assinado o Decreto nº 4.218, de 14 de março de 2002, o qual estabeleceu a ativação do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), com abrangência sobre os municípios de Jaraguá do Sul (sede), Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.

Em 30 de julho de 2001 havia sido publicado o Decreto nº 2.721, o qual formalizou a criação legal do 14º BPM, porém não o implementou de fato. Até a ativação do 14º Batalhão, a região de Jaraguá do Sul era guarnecida pela 3ª Companhia, subordinada ao 8º BPM, em Joinville.

Em decorrência do decreto de ativação da unidade, no dia 1º de abril de 2002 foi realizada a solenidade em que na época, major Fernando Rodrigues de Menezes, assumiu o comando do 14º BPM. No mesmo ato efetivou-se a exoneração do então capitão Amarildo de Assis Alves.

Por meio do Decreto nº 5.286, em 4 de julho de 2002, o 14º BPM passou a ser denominado, a título honorífico, Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Leônidas Cabral Herbster.

A ativação do 14º Batalhão trouxe maior autonomia administrativa, operacional e a perspectiva de incremento do efetivo policial na região, o que de fato aconteceu em setembro de 2002, quando 78 novos soldados foram transferidos para o 14º Batalhão ao término do curso de formação de soldados.

O atual comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva destaca a relevância da data e a necessidade de que unidade continue evoluindo. “Há 20 anos se iniciava, de fato, a história desta importante unidade da PM catarinense. O 14º Batalhão nascia como consequência do desenvolvimento da região e do bom trabalho de policiais militares que nos antecederam. A unidade se solidificou e chegamos nestes 20 anos olhando ainda mais para frente. Não podemos nos acomodar. Precisamos continuar evoluindo”, completou o comandante.

Ao longo destas duas décadas, o 14º Batalhão se consolidou como uma unidade forte, presente, proativa e que busca estar na vanguarda das inovações que geram ganhos para a segurança pública nos municípios de sua abrangência.

Atualmente o 14º Batalhão de Polícia Militar é considerado uma unidade de excelência, tanto a nível estadual, quanto nacional. Isto é o resultado de boas práticas delineadas e executas por comandantes e por todos os policiais militares que atuaram na região ao longo destes anos.