Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
Notícias
Concursos
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

14º BPM implanta Programa Estudante Cidadão em Jaraguá do Sul


Na última terça-feira, 13, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Solamon, em Jaraguá do Sul, a cerimônia de lançamento do Programa Estudante Cidadão.

O projeto, idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), visa aproximar a corporação de centros de ensino da rede pública por intermédio de ações que resgatem a paz e o civismo. O foco do programa é atender escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social.

A ideia do projeto é aproximar o policial das unidades escolares, promovendo atividades voltadas ao aprimoramento da formação do estudante, instruindo alunos até o 5º ano do ensino fundamental. Juntamente com a direção e o corpo pedagógico da escola, eles deverão promover ações como: recepcionar as crianças e responsáveis no portão da escola; organizar a entrada dos alunos em forma por turma; realizar rotineiramente o hasteamento de bandeiras, canto de hinos e uso da palavra por parte dos policiais, autoridade e convidados.

O conceito do programa é fomentar a conscientização da comunidade e principalmente dos alunos, estimulando valores positivos, mudando referências negativas, criando identidade e respeito no âmbito escolar e com o corpo docente, para que a comunidade como um todo possa participar efetivamente de um processo que trará resultados positivos para os envolvidos.

O comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Amarildo de Assis Alves, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, e o prefeito do município prestigiaram o evento.

O comandante do 14º BPM, ao fazer o uso da palavra, reforçou a importância desse elo entre PMSC e escola, reforçando e valorizando o sentimento de civismo e respeito. "Esperamos que os alunos, ao vivenciarem a prática no dia a dia, levem isso para a sua comunidade, promovendo uma sociedade melhor", destacou o tenente-coronel Reisdorfer.

Um broche do programa Estudante Cidadão foi entregue ao líder de cada turma. Ele é quem se destaca pela motivação, comunicação e a busca pela cooperação dos demais alunos da sala onde estuda, sendo um exemplo para os colegas. Por isso, este estudante será o principal elo entre os alunos e policiais participantes do programa, além de auxiliar os professores em sala de aula e demais atividades realizadas na escola.