Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

14º BPM recebe "super drone" da Associação Amigos da Segurança Pública


Na manhã de terça-feira, 10, em solenidade realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), a Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região entregou um “super drone” ao 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Cláudio Roberto Koglin, e de demais autoridades civis e militares, além dos empresários que contribuíram para a aquisição do equipamento.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, recebeu do presidente da Associação, Álvaro Leitholdt, um drone modelo Dji Matrice 210, equipado com câmera Zenmuse 30x, que veio com outros acessórios, em um investimento na ordem de 110 mil reais. A cessão se deu por comodato, por tempo indeterminado.

Como diferenciais, o “super drone” pode alcançar até oito quilômetros de distância e uma altura de 500 metros. Ele também possui modo discreto de voo, que permite que suas luzes possam ser apagadas em operações noturnas, além de outras características.

A lente Zenmuse Z30, por sua vez, é considerada a câmera de zoom aéreo integrada mais potente do mercado, com zoom óptico de 30x e digital de 6x para uma ampliação total de até 180x.

“Como piloto de helicóptero e entendendo a capacidade de potencializar as ações da Polícia Militar, ao assumir o comando do 14º BPM, apresentei a ideia para Jaraguá do Sul”, comentou o comandante Reisdorfer, agradecendo à Associação dos Amigos da Segurança Pública, que abraçou a ideia, mobilizou parceiros e tornou possível a aquisição do equipamento.

“Em maio deste ano, quando o projeto foi apresentado, sabíamos das dificuldades que seria captar o valor necessário, mas, já na primeira empresa que visitamos, encontramos apoio, e isso ocorreu com as várias outras, que perceberam a importância da aquisição para nossa região”, destacou Álvaro.

Quatro policiais já foram capacitados para operar o drone, que já começará a ser utilizado no policiamento e em operações na área do BPM.