Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
Notícias
Concursos
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

25 de agosto, Dia do Soldado


O Dia do Soldado é comemorado no Brasil, anualmente, no dia 25 de agosto. A data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da nação.

Na Polícia Militar, como no Exército Brasileiro, todos somos “soldados”, independente do posto ou graduação. Assim, “sempre prontos”, os militares não medem esforços para conjugar o verbo servir.

O dia surgiu em homenagem ao nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, que mais tarde se tornou o patrono do Exército Brasileiro.

Para os policiais, é uma data que também é reservada sua importância. Não só pelo fato das polícias serem forças auxiliares do Exército Brasileiro, mas pela reverência aos ideais “verde-oliva”.

A data também não deixa de ser uma boa oportunidade para criar no imaginário das crianças uma boa visão das instituições, que tanto atuam na proteção e nos serviços voltados aos cidadãos.

Duque de Caxias

O marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caixas, Patrono do Exército, simboliza o ideal do perfil dos militares, caracterizado pelas seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; riscos inerentes à profissão; disposição permanente; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.

#SEMPREHAVERÁUMSOLDADO