Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

2ºBPM/Fron forma mais turma do projeto Mini Multa


A solenidade de formatura do Projeto Mini Multa aconteceu na noite da última segunda-feira, 9, no auditório da Secretária de Educação da cidade de São Carlos, distante cerca de 40 quilômetros de Chapecó. Noventa (90) estudantes do 6º ano receberam seus certificados de participação no Projeto e também realizaram a entrega de alimentos arrecadados no desenvolvimento do programa. Na cerimônia, ainda, houve homenagens aos apoiadores.

A formatura contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, empresários, secretários de educação, prefeitos municipais, pais, amigos, alunos e comunidade em geral.

O projeto Mini Multa do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2ºBPM/Fron) é pioneiro na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), visa conscientizar os alunos e, consequentemente, os responsáveis por eles sobre as regras básicas de trânsito. O programa consiste em palestras educativas nas escolas com auxilio de vídeos, estatísticas e imagens, bem como aulas práticas e trabalhos extraclasse, que é a fiscalização e autuação simbólica dos pais. 

Entre as ações, cada aluno recebeu um bloco de multas fictícias para fiscalizarem e autuarem os próprios pais, responsáveis e familiares enquanto dirigem. A cada irregularidade de trânsito, uma autuação foi confeccionada pelos alunos, sendo a "penalidade" a doação de alimentos não perecíveis ao projeto, que sãorepassados a uma entidade beneficente.

Essa foi a primeira vez que o projeto foi aplicado em escolas fora da cidade de Chapecó, sendo contempladas a Escola Estadual Irineu Bornhausen, do  município de Águas de Chapecó e a Escola Estadual Cardeal Arcoverde, do município de São Carlos. Os municípios são vizinhos, compartilham o mesmo comando local da PM e ficam dentro da área de abrangência da 3ª Companhia do 2ºBPM/Fron.

Além das escolas desta solenidade, no ano de 2019 o projeto já foi aplicado nas escolas Antônio Morandini, Severiano Rolin de Moura e Colégio Exponencial, em Chapecó, onde formaram 220 alunos, também do 6º ano.

O projeto foi desenvolvido pelo 2ºBPM/Fron, tendo como coordenador e executor o Cabo Marcelo Wundervald, sob a supervisão do comandante do 2º batalhão, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, que foi o idealizador da ação.

A iniciativa nasceu com o intuito de formar crianças e adolescentes com uma cultura de respeito e comportamento preventivo no trânsito, que vai desde pedestres até os condutores, com a certeza de que cada uma é um agente de conscientização no trânsito.