8º BPM realiza cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 19, na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Joinville, uma cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, data comemorada em âmbito nacional referente ao 131º aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo máximo da nação brasileira.

Estiveram presentes na ocasião o chefe do Estado-Maior da 5ª Região de Polícia Militar (RPM), tenente-coronel Luis André Penna Viana de Oliveira, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior, alunos do 8º ano do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires de Joinville, e oficiais e praças da unidade.

A cerimônia foi restrita ao público interno, devido às medidas de restrição sanitárias relacionadas à Covid-19.

Durante a cerimônia, foi realizada a incineração das bandeiras inservíveis em uma pira de queima. Conforme tradição, a praça mais antiga presente na cerimônia, na ocasião o subtenente Paulo Henrique Alchini, procedeu a queima das bandeiras. E como parte do cerimonial, as cinzas remanescentes foram armazenadas e enterradas em um local apropriado.

“Temos que, ao celebrar um dos símbolos máximos do civismo de uma nação, trabalhar para que os valores prioritários: o patriotismo, a honradez, a ética, a família, a probidade, o respeito, a dignidade e as tradições sejam fortemente cultivados e cultuados em nossas comunidades, escolas e famílias”, escreveu o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, em sua mensagem alusiva à data.