Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Agência Central de Inteligência promove reunião de oficiais e entrega de medalhas


Entre os dias 9 e 10 de dezembro de 2019, a Agência Central de Inteligência (ACI) realizou a 3ª Reunião Técnica Estadual de Oficiais Chefes de Agências de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis. Durante o encontro, também aconteceu a solenidade de entrega de Medalhas do Mérito da Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Na oportunidade, cerca de 60 policiais de todas as regiões do Estado participaram da reunião, que teve como propósito alinhar os procedimentos, estratégias e ações da atividade de inteligência na Corporação, bem como proporcionar a interação e a troca de experiências entre os participantes.

Na segunda-feira, 9, o evento foi realizado no Centro de Ensino da Polícia Militar, no bairro Trindade. Durante o encontro, foram pautados assuntos técnicos com ênfase no segmento da Contrainteligência. Nas apresentações, o chefe da Agência Central de Inteligência, coronel Adilson Luiz da Silva, e demais integrantes da ACI, destacaram que no próximo ano o foco da atividade será voltado na Contrainteligência, com o intuito de fortificar a adoção de medidas e procedimentos para salvaguardar e proteger os principais ativos (pessoal, instalações, documentação e materiais, comunicações e tecnologia das informações, além de operações de inteligência) da PMSC.

Já na manhã desta terça-feira, 10, foi realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC) a solenidade de entrega de Medalhas do Mérito da Inteligência e a palestra de encerramento da 3ª Reunião Técnica Estadual de Oficiais Chefes de Agências de Inteligência da Instituição.

Dentre as diversas autoridades, familiares, agraciados e convidados presentes, destaque para a presença do comandante-geral da PMSC e presidente do Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que foi um dos condecorados durante o ato.

Ao todo, 14 pessoas foram agraciados com a medalha Mérito da Inteligência da instituição, que foi instituída por ato do Comando-Geral da PMSC no dia 30 de agosto de 2019. A  honraria tem por objetivo, homenagear militares estaduais e federais, civis e instituições que, no exercício de suas atividades e por sua dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído significativamente com o Sistema de Inteligência da Polícia Militar (SIPOM) ou, de algum modo, prestado relevantes serviços à atividade de Inteligência de Segurança Pública de Santa Catarina.

Em nome de todos os homenageados, o subdiretor-geral da Inteligência Criminal da Polícia de Misiones, província da Argentina, comissário Mário Saul de Oliveira, fez o uso da palavra para agradecer o reconhecimento prestado pela ACI.

No término da reunião, foi ministrada uma palestra com o consultor de segurança Sandro Roberto Meneses Santos, policial militar da reserva remunerada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, intitulada de “Sobrevivência urbana e a importância da integração da sociedade de bem, forças de segurança e uma cultura nova de tecnologia”.

Durante a apresentação, ele apresentou tópicos voltados para motivação pessoal e profissional, enfatizando a importância do treinamento contínuo e a busca incessante do aprimoramento técnico e tecnológico na otimização do combate ao crime. Ao encerrar sua palestra, o consultor de segurança ressaltou que, em sua vivência na área da Segurança Pública, a PMSC demonstra ser "a melhor Polícia do Brasil". Segundo palavras do policial militar da reserva, tal título é resultado de ações integradas com a sociedade catarinense, órgãos públicos e setores privados, que sempre têm o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento aos cidadãos.