Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Aviação forma 19 novos Operadores Aerotáticos


Na tarde de terça-feira (8), no hangar da 2ª Cia de Aviação, em Joinville, ocorreu a formatura do VIII Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOMM) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM). Ao todo, 19 alunos tornaram-se os mais novos operadores aerotáticos das aeronaves de asas rotativas da PMSC. Os policiais poderão ser empregados nas quatro Companhias de Aviação do BAPM, localizadas nos municípios de Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e Lages.

O curso teve início no dia 19 outubro de 2021 e término no último dia 6 de março, totalizando pouco mais de 4 meses de preparação, perfazendo uma carga horária de 805 horas/aula. O conteúdo teórico e prático, foi dividido em 16 disciplinas, destacando-se entre elas, segurança de voo, salvamento aquático, sobrevivência na terra e no mar, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, procedimentos operacionais a bordo da aeronave, táticas policiais, tiro policial embarcado e também resgate veicular.

O curso de tripulante da PMSC tem formado profissionais de excelência desde o ano 2000, inclusive tripulantes para outras forças de segurança de outros Estados da Federação. Durante o transcorrer do curso, os alunos foram submetidos a condições extremas de treinamento, visando a formação e o aprimoramento das capacidades técnicas, físicas e mentais, que são exigidas aos operadores aerotáticos da unidade de aviação da PMSC, para que possam exercer o variado leque de missões atribuídas ao Batalhão de Aviação.

A cerimônia contou também com a entrega de lembranças às autoridades presentes, órgãos apoiadores, instrutores, coordenação do curso e ao 1º colocado geral, além do descerramento simbólico da placa com a relação nominal do formandos. Também foram homenageados aqueles que contribuíram para a história da 2ª Cia de Aviação, bem como as madrinhas dos formandos, representando todas as mulheres presentes em função do dia internacional da mulher.

Ao final, o comandante do BAPM, tenente-coronel Iagã Indalêncio Cota, destacou em seu discurso a complexidade que demanda a formação de novos operadores aerotáticos e a importância das parcerias que são formadas junto ao universo da segurança pública, para que tal intento seja alcançado. O subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, enalteceu os valores e tradições da Polícia Militar de Santa Catarina, demonstradas durante as cerimônias militares e parabenizou a todos pela organização do evento. O coronel Fraga finalizou sua fala exaltando o feito dos formandos, rendendo um agradecimento especial aos familiares dos recém formados.