A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), “O Piano Catarinense”, completa 129 anos nesta quarta-feira, 21. Para celebrar a data, foi realizada na sala de ensaios tenente Pompeu, no Quartel do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis, a solenidade comemorativa de aniversário, onde foram entregues homenagens para destacar a importante data para a corporação.
Desde a sua criação, em 1893, a banda esteve presente nos principais acontecimentos históricos de Santa Catarina. Atualmente, a banda é composta por 39 músicos, sendo 33 policiais da ativa e seis da reserva remunerada.
Tendo sido declarada patrimônio histórico, artístico e cultura do Estado de Santa Catarina em 2008, a banda da PMSC está nas mais importantes lembranças de civismo, devoção, erudição, comoção e comemoração, dentre tantos outros.
Prestigiando a solenidade, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, ressaltou, “a trajetória da PMSC sempre teve a banda de música com uma parceria e instrumento de proximidade com a comunidade. É uma honra estar celebrando os 129 do Piano Catarinense, pois a música tem uma linguagem universal. Do erudito, ao clássico, ao popular, existe sempre um conjunto musical a nos encantar”.
Além da importância de sua existência para executar os atos solenes do Governo do Estado e participar das mais diversas cerimônias da corporação, a banda de música proporciona a interação da instituição com o público, aproximando a Polícia Militar da sociedade.
Durante a solenidade, foram entregues o diploma e título “Amigo da Banda de Música da Polícia Militar”, que são destinadas às pessoas físicas ou jurídicas que apoiam as atividades realizadas pelo conjunto musical.
Agradecendo aos atuais integrantes da banda de música pelo profissionalismo e espirito de união, o comandante da banda de música da PMSC, subtenente Luiz Fernando da Silva, finalizou que “é um grande orgulho celebrar esta data tão especial para “O Piano Catarinense”. Para que pudéssemos chegar até aqui muitas foram as pessoas e instituições que nos apoiaram. A banda de música tem uma grande jornada e alcançou um enorme prestígio em Santa Catarina, que também contaram com o apoio dos nossos Veteranos”.
Clique aqui e confira as fotos da solenidade.
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS