Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Banda de música da Polícia Militar regrava hino oficial de Fraiburgo


Na tarde de quinta-feira, 19, a solenidade de entrega da regravação do hino de Fraiburgo ocorreu no auditório Passo Municipal. A regravação foi resultado da parceria entre Poder Executivo Municipal, Banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina e Ordem de Athena Brasil.

A primeira versão do hino de Fraiburgo foi concebida em 1964, tendo a composição de Vera Vargas, música de Sebastião Lima com acompanhamento instrumental da Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná. Porém, a letra só fazia referência a René Frey, embora tenho sido a família Frey, a grande pioneira no processo de formação do núcleo urbano de Fraiburgo, desempenhando o protagonismo nos empreendimentos, os dois irmãos René e Arnoldo.

Após sete anos com as tratativas junto ao Poder Executivo, para correção do equívoco na letra do hino, foi buscado o ajuste para que pudesse fazer jus a Arnoldo Frey. Além dessa modificação, Fraiburgo adotou o cognome "Terra da Maçã", qual reflete o pioneirismo na fruticultura. Em meados de março de 2019, a Ordem de Atena Brasil propôs à Administração Municipal uma parceria, que permitisse a gravação da nova versão do hino, priorizando a boa qualidade, sem exceder os custos.

Ao Departamento de Cultura do Município coube a contratação do intérprete, sendo escolhido o músico gaúcho Joca Martins. A Ordem de Atena promoveu então o contato com a banda da Polícia Militar de Santa Catarina, na pessoa do subtenente Marcos Cesar Viana, que prontamente aderiu à ideia, e desempenhou papel fundamental, não apenas na regência da banda, mas especialmente, na orquestração e na composição de novos arranjos, que permitiram um som harmonioso e sensível às evoluções musicais contemporâneas.

O resultado dessa parceria inédita foi apresentada na tarde em sessão solente. Durante o evento foram entregues quatro estojos contendo hino em voz gravada e execução orquestrada, bem como o conjunto de partituras completas para execução por orquestra, às entidades e poderes envolvidos em todo o processo de regravação.

Assista na íntegra o hino de Fraiburgo acessando o vídeo abaixo: