Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Banda de música da Polícia Militar regrava hino oficial de Fraiburgo


Na tarde de quinta-feira, 19, a solenidade de entrega da regravação do hino de Fraiburgo ocorreu no auditório Passo Municipal. A regravação foi resultado da parceria entre Poder Executivo Municipal, Banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina e Ordem de Athena Brasil.

A primeira versão do hino de Fraiburgo foi concebida em 1964, tendo a composição de Vera Vargas, música de Sebastião Lima com acompanhamento instrumental da Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná. Porém, a letra só fazia referência a René Frey, embora tenho sido a família Frey, a grande pioneira no processo de formação do núcleo urbano de Fraiburgo, desempenhando o protagonismo nos empreendimentos, os dois irmãos René e Arnoldo.

Após sete anos com as tratativas junto ao Poder Executivo, para correção do equívoco na letra do hino, foi buscado o ajuste para que pudesse fazer jus a Arnoldo Frey. Além dessa modificação, Fraiburgo adotou o cognome "Terra da Maçã", qual reflete o pioneirismo na fruticultura. Em meados de março de 2019, a Ordem de Atena Brasil propôs à Administração Municipal uma parceria, que permitisse a gravação da nova versão do hino, priorizando a boa qualidade, sem exceder os custos.

Ao Departamento de Cultura do Município coube a contratação do intérprete, sendo escolhido o músico gaúcho Joca Martins. A Ordem de Atena promoveu então o contato com a banda da Polícia Militar de Santa Catarina, na pessoa do subtenente Marcos Cesar Viana, que prontamente aderiu à ideia, e desempenhou papel fundamental, não apenas na regência da banda, mas especialmente, na orquestração e na composição de novos arranjos, que permitiram um som harmonioso e sensível às evoluções musicais contemporâneas.

O resultado dessa parceria inédita foi apresentada na tarde em sessão solente. Durante o evento foram entregues quatro estojos contendo hino em voz gravada e execução orquestrada, bem como o conjunto de partituras completas para execução por orquestra, às entidades e poderes envolvidos em todo o processo de regravação.

Assista na íntegra o hino de Fraiburgo acessando o vídeo abaixo: