Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Blumenau alcança marco de 500 ruas cadastradas na Rede de Vizinhos


O 10º Batalhão de Polícia Militar alcançou agora em agosto a marca de quinhentas ruas cadastradas no Programa Rede de Vizinhos na cidade de Blumenau.

A Rede de Vizinhos é um programa institucional da Policia Militar de Santa Catarina pautado na filosofia de policia comunitária. Trata-se de uma rede organizada, com objetivos e processos definidos, que envolve a participação ativa da sociedade e da Polícia Militar.

Em Blumenau, esta nova estratégia de policiamento foi implementada em agosto de 2014, tendo como precursora a Rua Carl Muller, no bairro Badenfurt. Em julho deste ano, o 10º BPM alcançou a marca de 500 ruas cadastradas, com a recente implantação do Programa Rede de Vizinhos na Rua Wili Schulze, no bairro Itoupava Central.

Nesse sentido, como forma de registrar este marco, foi realizada a solenidade de descerramento das placas de rua nº 1 e rua nº 500 da Rede de Vizinhos em Blumenau, ato que contou com a participação da vizinhança, de diversas autoridades e da imprensa local.

Na ocasião, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, em seu discurso, destacou a importância do programa para a promoção da segurança nas mais diversas cidades catarinenses. Destacou também que não há como compreender a segurança pública sem a participação do cidadão. "Para construção de cidades mais seguras, é imprescindível que haja a coprodução e a corresponsabilidade entre todas as forças vivas da vizinhança”, colocou.

Também esteve presente na solenidade o Chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, que na época da implantação do programa na primeira Rua de Blumenau estava à frente do comando do 10º BPM.