Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Bope celebra 14º aniversário e apresenta novos caveiras


“Um dia mais que especial! Uma data importante para os veteranos e também para aqueles que continuam escrevendo a história desta importante unidade”, destacou o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), tenente-coronel José Ivan Schelavin, ao fazer uso da palavra, durante a solenidade em comemoração ao 14º aniversário do Bope.

Durante a cerimônia, realizada no fim da tarde desta terça-feira, 19, em São José, também ocorreu a formatura do VIII Curso de Operações Especiais (COEsp), onde foram apresentados os nove novos “caveiras” da Polícia Militar de Santa Catarina.

Em meio aos convidados e autoridades presentes, destaque para o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e também para o subcomandante-geral, coronel Cláudio Roberto Koglin, que prestigiaram os atos da solenidade.

A cerimônia iniciou com a entrega de homenagens aos policiais que ingressaram na reserva remunerada. Em seguida, ocorreram atos de entrega de brasões de Mérito Pessoal e de medalhas por Tempo de Serviço.

Também foram entregues medalhas de Distinção em Operações Especiais, certificados de agradecimento e referências elogiosas à coordenação e equipe de instrução do VIII COEsp.

Na sequência, ocorreu o ato de apresentação dos nove novos caveiras da PMSC, que concluíram os 100 dias de instruções e as 770 horas/aula do evento.

O Curso de Operações Especiais, em sua oitava edição, almejou recrutar policiais militares para atuar no Grupo Cobra (Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto) do Bope.

Para tanto, os alunos foram submetidos a provações técnicas, físicas e psicológicas intensas, com intuito de analisar suas capacidades cognitivas em situações de estresse e, assim, selecionar os mais aptos, com o perfil adequado, ao atendimento de ocorrências de altíssimo risco, extraordinárias e exóticas. Situações que fogem à normalidade do cotidiano policial e requerem respostas diretas, pontuais e específicas.

Destaque para 1º colocado do curso, o aluno 11, cabo Deyvedy Tyago Padilha, que com média 9.76, terá o direito de ser o portador da flâmula do 8º COEsp, símbolo carregado pelo turno durante todos os dias do evento.

Esta última edição do curso teve como principais diferenciais o módulo de Operações Anfíbias e também as instruções de paraquedismo.

Ao fazer uso da palavra, o comandante-geral da PMSC resumiu parte da essência da unidade de elite da instituição. “Confesso que sinto um orgulho imenso em estar aqui prestigiando e participando desta solenidade. E é preciso reconhecer que é nas unidades especializadas que sentimos a verdadeira valorização de diversos aspectos, que nos fazem mais fortes. Aqui, nós festejamos, comemoramos e compartilhamos nosso orgulho em servir e superar os diversos desafios impostos”, avaliou o coroenel Araújo Gomes, citando alguns veteranos da unidade.

“E assim são os nossos caveiras. Eles são fortes, são técnicos, querem vencer e, sobretudo, são perseverantes. E todos nós deveríamos ser assim!”, emendou, ao reconhecer e dimensionar as valências exigidas.

“Enfim, se a caveira no peito é uma lembrança, se é que ela já não esteja marcada no corpo, é no olhar de orgulho dos amigos e familiares que podemos perceber o que representa essa conquista. Parabéns senhores, por vencer mais este desafio em suas vidas”, finalizou o comandante-geral, ao se dirigir aos novos cursados em Operações Especiais.

GALERIA DE IMAGENS (clique aqui e confira)

Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/ CCS e soldado Rodrigo Nercolini Malinverni