Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Bope realiza passagem de comando e lança livro com sua história


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na tarde de sexta-feira, 27, a passagem de comando Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A solenidade aconteceu na sede do batalhão, em São José, junto com a formatura do Curso de Atirador Designado e o lançamento do livro Bope – Guardião de Missões Especiais.

O tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho assumiu o comando do Bope no lugar do tenente-coronel José Ivan Schelavin, o autor do livro Bope – Guardião de Missões Especiais, que conta a história da formação do batalhão até os dias de hoje e foi lançado após a solenidade.

Com a presença da vice-governadora Daniela Reinehr e do comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, antes da passagem do comando, foi realizada a formatura dos 15 alunos do Curso de Atirador Designado, iniciado em 16 de agosto de 2021. O curso teve uma carga horária de 60 horas/aula, em regime de semi-internato, com instruções teórico-práticas, ministradas por atiradores de precisão (snipers) da PMSC.

A vice-governadora Daniela Reineher parabenizou o novo comandante do Bope e agradeceu o trabalho do tenente-coronel Schelavin, que deixou o comando. “O Bope é essencial para a Segurança do Estado de Santa Catarina. Por isso, parabenizo pelo trabalho realizado e pelas constantes capacitações realizadas para a plena realização do trabalho”, afirmou.

O comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, também elogiou e agradeceu o trabalho realizado pelo tenente-coronel Ivan Schelavin, ressaltou que além disso, deixou um importante documento sobre a história do Bope. Ao novo comandante, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, o comandante-geral desejou sucesso em sua nova missão. “O Bope hoje é um importante braço operacional da PMSC, que qualifica a nossa instituição entre as melhores do país”, ressaltou.

Currículo - O novo comandante do Bope, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, iniciou na PMSC em 2004 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2007, quando foi declarado aspirante-a-oficial.

Além dos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais, cursou Táticas Policiais e Planejamento e Condução de Operações. É formado em Operações Especiais - Caveira - pelo Bope do Rio Grande do Sul, Ações Táticas Especiais - Cate - pelo Bope de São Paulo, e técnico Explosivista Policial pelo Bope do Mato Grosso. Realizou curso de Operador Tático Multimissão na PMSC e estágio de identificação de explosivos no Exército Brasileiro.

Em 2015 participou do curso Tático de Operações Urbanas na polícia da província de Missiones, na Argentina e, em 2019, realizou o curso de Negociação Raid na polícia nacional da França, além do curso de terrorismo na Escola Internacional de Estudos Avançados para Prevenção e Combate ao Crime Organizado, na Itália. O tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho ascendeu ao posto atual em 11 de agosto de 2021.

Em sua carreira militar foi agraciado com numerosas condecorações dentre as quais destacam-se o Brasão de Mérito de 3ª e 2ª categoria, medalha de Mérito Intelectual Alferes Tiradentes, por ter concluído como 1º colocado o CFO, a medalha Distinção em Operações Policiais Especiais e a medalha de Mérito por Tempo de Serviço na categoria bronze, de 10 anos de serviço.

Para conferir a galeria de imagens da solenidade, clique aqui.

Texto: Marcelo Passamai

Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS