Na sexta-feira, 28, os cadetes do 2º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizaram uma visita técnica à 1ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), em Florianópolis.
Durante a visita, os cadetes conheceram as instalações da Companhia, incluindo os hangares onde ficam as aeronaves, a sala de operações e o centro de manutenção. Além disso, tiveram contato com os pilotos, tripulação das aeronaves, aprenderam sobre as diferentes missões que a unidade realiza, como o apoio em operações policiais, o resgate de vítimas em áreas de difícil acesso, o transporte de órgãos para transplante, ajuda humanitária em situações de calamidade, entre outras.
A história do BAPM remonta a 1986, quando iniciou suas atividades. Ao longo de seus 38 anos de existência, a unidade tem se destacado pela excelência no cumprimento de suas missões, adotando a doutrina multimissão, o que significa que está apta para atuar em diversas ocorrências. Atualmente, o BAPM possui quatro helicópteros e duas aeronaves, e está estruturado em quatro companhias pelo estado nas cidades de Florianópolis (sede), Joinville, Balneário Camboriú e Lages.
A visita ao BAPM foi uma oportunidade única para os cadetes do 2º CFO conhecerem de perto a rotina e os desafios dessa unidade especializada da Polícia Militar. Os futuros oficiais puderam aprender sobre a importância da aviação policial para a ordem pública, bem como a necessidade de constante aprimoramento técnico e profissional para atuar nessa área.
A PMSC, por meio da Escola Superior de Formação de Oficiais (Esfo) e do BAPM, reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e a excelência na prestação de serviços à sociedade. A visita dos cadetes é um exemplo de como a instituição busca integrar teoria e prática, preparando os futuros oficiais para os desafios da carreira policial militar, destaca o comandante do BAPM, tenente-coronel Felipe Sommer.