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Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
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Comando do 1º CRPM promove reunião com a Comissão Organizadora do Carnaval 2023 na Capital


Na tarde de terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Prefeitura de Florianópolis realizaram reuniões para tratarem sobre o ordenamento do “Carnaval 2023”, com início em 17 de fevereiro. Os encontros foram realizados no auditório da Passarela Nego Quirido, na Capital. 

Estiveram presentes para o alinhamento do evento o comandante interino do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), tenente-coronel Julival Queiroz de Santana, juntamente com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Rafael Regis de Sousa, e o responsável pelo comando do 22º BPM, capitão Hakim Ribeiro. O encontro foi realizado em convite do secretário de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Edmilson Carlos Pereira Júnior. 

Além destes, se fizeram presentes o representante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e os representantes das secretarias municipais de mobilidade, da Assistência Social, SUSP, Guarda Municipal, Floram, dentre outros.

Na oportunidade, foi conversado sobre o cronograma do evento, os locais de realização de blocos e desfiles carnavalescos, fechamentos de via e planejamento para escoamento do trânsito, a fim de dar fluidez ao tráfego de veículos, para o bom andamento da mobilidade urbana, bem como sobre a dinâmica de autorização de Blocos e pontos sensíveis que necessitam de maior atenção por parte dos entes públicos envolvidos ao longo dos dias em que serão realizadas as festividades.

Alguns pontos que geram muitas demandas, já observados em anos anteriores pré e durante o evento, compreendem a delimitação de eixos viários seguros; isolamento e controle de acessos dos pontos Oficiais do carnaval; limitação do horário para o início e a finalização das atividades festivas; o regramento dos Blocos de Sujos, alguns de grande porte, que atuam de forma descentralizada em vários Bairros da Ilha; e outros.

Alinharam-se alguns pontos relevantes de Ordem Pública, em especial, em relação às missões e obrigações específicas de cada Ente Público frente ao evento festivo na Capital.

Em desdobramento, foi realizada na tarde de quarta-feira, 18, uma reunião complementar com representantes da secretaria municipal de mobilidade urbana, e representante do Consórcio Fenix, empresa responsável pela frota de transporte coletivo na Capital para alinhamento estratégico e ajustes de demandas diversas.

Com data de início prevista para o dia 17 de fevereiro, o evento tem grande expectativa por parte dos organizadores, tendo em vista que em anos anteriores não foi possível realizar o evento Carnaval por conta da Pandemia do Covid-19. Estima-se que o carnaval deste ano tenha um público aproximado, na área central, acima de 150 mil pessoas.