Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Coronel da PMSC conclui Curso Superior de Defesa


Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, no Rio de Janeiro, a formatura do Curso Superior de Defesa (CSD), da Escola Superior de Guerra (ESG). Em meio aos formandos, destaque para o coronel Aurélio Pelozato da Rosa, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que atualmente cursa o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE). Cento e oitenta estagiários se formaram nesta edição.

O CSD tem como objetivo proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, as quais envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa, como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.

O currículo do CSD está estruturado em três disciplinas, que articulam e sistematizam os conteúdos abordados e integram conhecimentos nas áreas de Defesa, Política e Estratégia, e Relações Internacionais.

Tendo em vista que a interação entre as Forças é um requisito fundamental para a eficiência e a eficácia da Defesa Nacional, o caráter integrador norteia a execução do curso, que possui carga horária total de 250 h/a, e que é desenvolvido concomitantemente aos cursos de Altos Estudos.

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, que se configura como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requerem tanto desempenhos individuais como em grupo.

Para tanto, técnicas de ensino específicas tornam as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.