Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Coronel da PMSC recebe Medalha do Mérito Soldado Luis Pedro de Souza Gomes


Como parte das comemorações dos 15 anos da Força Nacional de Segurança Pública, foi realizada nesta segunda-feira, 10, a entrega da Medalha do Mérito “Soldado Luis Pedro de Souza Gomes”. Ao todo, foram agraciados 41 profissionais que, no exercício da atividade operacional, ou em razão da função, prestaram notáveis contribuições à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). A solenidade aconteceu no Salão Negro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.

Em meio aos agraciados, destaque para o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que também recebeu a honraria, concedida pelo diretor da FNSP, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira.

A medalha vem de encontro aos relevantes serviços prestados pelo oficial catarinense, que é um dos precursores da Força Nacional e atual comandante da do Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE).

O coronel Pelozato teve atuação destacada nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Operação Complexo do Alemão - Rio 2007, Operação Carcará - Maranhão 2007/2008, Operação Estrela Radiosa - Alagoas/2008, planejamento e execução da segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e também por sua formação no Exército da Republica Democrática da China, em 2014.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que, em sua fala, exaltou a participação da Força Nacional em diferentes missões e situações, como nas fronteiras do país, na segurança de territórios indígenas, na proteção ambiental e em missões internacionais, como em Moçambique.

O ministro também destacou o trabalho integrado com as forças locais, ao citar o projeto “Em Frente, Brasil”, de combate à criminalidade violenta.

“Estamos nos antecipando às crises de segurança dentro desses projetos de integração, com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, forças estaduais e municipais, o que vem proporcionando excelentes resultados”, avaliou Moro.

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que também foi um dos agraciados com a comenda, destacou a atuação da Força Nacional nas mais diversas frentes, citando as operações do ano de 2019.

"Eu aprendi a admirar a Força Nacional no ano passado. Desde que assumi a secretaria, acompanhei todas as atividades, desde a intervenção no Estado do Ceará, e em Brumadinho (MG), bem como na sua primeira operação internacional, em Moçambique. Esta última nos deixou muito orgulhosos, pois estávamos ajudando um país amigo, naquele momento de catástrofe. Assim, a cada missão, a Força Nacional vem mostrando seu empenho, merecendo nossa admiração e respeito, pelo trabalho desempenhado por esses abnegados profissionais, oriundos das mais diversas regiões do país", disse.

Em seu discurso, o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Aginaldo, ressaltou o empenho de todos os integrantes da Força Nacional. "Hoje, somos 1.600 mobilizados, mas já passaram pela FNSP cerca de 16 mil profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos forenses. E todos, de certa forma, fazem parte de toda essa história, que completa seus 15 anos.

*CLIQUE AQUI e confira a lista de todos os agraciados com a comenda

Fotos: Wilson Dias/Agência Brasil