Uma criança de apenas 1 ano e 9 meses foi encontrada sozinha em casa durante uma ocorrência atendida pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na madrugada de sábado, 10, no bairro Líder, em Chapecó. No imóvel, os policiais também localizaram 374 gramas de maconha. Os pais da criança, um homem de 22 anos e uma mulher de 19, foram presos por tráfico de drogas e abandono de incapaz.
A ação teve início após uma denúncia de ameaça com a utilização de arma de fogo na residência. De imediado, as guarnições do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) foram até o endereço e, ao não obterem resposta, perceberam que a porta da residência estava aberta.
No interior da casa, além da criança dormindo sozinha em um dos quartos, os policiais localizaram a droga, embaladas para a venda, durante varredura. Pouco depois, os envolvidos chegaram no imóvel identificando-se como pais da criança e o homem assumiu a propriedade da droga. Questionados sobre o abandono do filho, a mulher afirmou que saiu para ajudar o companheiro, que teria relatado por telefone um problema mecânico na motocicleta usada para tele-entregas, e que optou por deixar a criança sozinha por não ter com quem deixá-la.
Diante dos fatos, o casal foi conduzido à Central de Plantão Policial para os procedimentos legais. A situação da criança foi comunicada aos órgãos competentes para as providências de proteção necessárias.