Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Curso de busca e captura de criminosos com cães encerra sua primeira edição


O Canil Central da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) encerrou na sexta-feira, 4, o 1º Curso de Busca e Captura com Cães. O treinamento teve por objetivo especializar policiais no adestramento e emprego de cães na atividade de busca e captura de criminosos em fuga, tanto em área de mata como urbana.  A mesa de honra foi composta pelo comandante do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Luciano Leite Pereira, pelo o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, tenente-coronel José Ivan Schelavin e pelo comandante do Canil Central da PMSC, capitão Fabiano de Souza Freitas Martins.

Foram três semanas de curso, totalizando uma carga horária de 150 horas-aula. Dentre as instruções, foram ministradas aulas de teoria geral da busca com cães, iniciação de filhotes, busca rural visual e oculta, busca urbana, primeiros socorros para cães, patrulha rural, embarque e desembarque com cães de aeronave em baixa altura, sobrevivência em área de mata e orientação.

Na busca, o cão rastreia o fugitivo pelo odor específico, seguindo a trilha na qual houve a fuga.  Vinte alunos concluíram o treinamento, sendo  seis policiais do Canil Central da PMSC, dez policiais lotados em Canis Setoriais da PMSC, dois policiais da Polícia Militar do Paraná, um policial da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e um da PM de Goiás.

Conforme o comandante do Canil Central, capitão Fabiano Martins, "é com grande satisfação que o Canil Central realiza seu primeiro curso de Busca e Captura com Cães, possibilitando capacitar os policiais militares dos canis nas técnicas mais atuais relacionadas ao assunto. Além de prontos para formar cães policiais de busca e captura de criminosos, tornar-se-ão instrutores da matéria e, portanto, terão a responsabilidade de difundir a doutrina dentro dos canis da PMSC. A sociedade catarinense ganha por contar com policiais cada vez mais qualificados e preparados para essa missão de restabelecimento da ordem pública", finalizou. 

Para mais fotos da cerimônia de conclusão de curso, clique AQUI.