Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Curso de especialização em Policiamento de Fronteiras inicia em Chapecó


O 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron) iniciou na segunda-feira, 7, a primeira edição do curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras (CEPFRON). Ao todo, quarenta policiais participam das instruções que ocorrem até o dia 30 de novembro em Chapecó.


A aula inaugural foi marcada pela presença do comandante do 4º CRPM/Fron, coronel Jorge Luiz Haack, que, em seu discurso, reforçou o compromisso da coordenação do curso com o objetivo de capacitar policiais militares na execução de atividades relativas ao gerenciamento e planejamento de policiamento de fronteiras. “Estamos preocupados com a segurança das pessoas e atuamos para garantir a ordem de tudo. Sem dúvida, este curso será um período de muito aprendizado e trabalho coordenado”, afirmou.


O 1º CEPFRON tem por objetivo habilitar os policiais militares na execução de atividades relativas à prevenção e repressão às infrações penais em geral cometidos na região fronteiriça, qualificar nas funções de operações e patrulhamento destas áreas, com maior capacidade de reação e treinamento específico, fornecer condições aos policiais para realizarem operações específicas de combate aos crimes típicos de fronteira, capacitar para as grandes operações, sejam elas nacionais ou internacionais, na medida em que as fronteiras de Santa Catarina são corredores de acesso, implicando que diversas comitivas estrangeiras utilizarão das rodovias existentes no Estado.

O curso tem como coordenador o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Ramos dos Santos, e 29 policiais militares instrutores, com as mais diversas especialidades e experiências.

As aulas acontecem na modalidade presencial, semi-internato, com carga-horária de 140 horas-aula e contará com as seguintes disciplinas: Técnicas de Entrevista, Identificação de Explosivos, Procedimentos Frente às Ocorrências Fronteiriças, Policiamento em Embarcação, Organização Criminosa/Modus Operandi Criminoso, Identificação e Reconhecimento de Drogas, Sistemas Operacionais Alimentação, Uso e Registros e Coleta de Dados, Noções de Inteligência Policial, Enfrentamento de Fraudes Veiculares, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Patrulha Policial Rural, Noções de Operações Helitransportadas, Técnicas e Táticas de Confrontos Armados, Patrulhamento Policial Motorizado, Tiro Policial, Busca Veicular, UDF e Tecnologia Não Letal, Gerenciamento de Crise e Princípios de Sobrevivência.