Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Dalf recebe primeiros equipamentos do novo sistema de radiocomunicação digital da PMSC


Na manhã desta quinta-feira, 30, em Florianópolis, a Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf) recebeu os primeiros equipamentos do novo Projeto de Radiocomunicação Digital da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a serem implementados na área de 67 municípios do litoral catarinense, que compõem as Centrais Regionais de Emergência (CREs) em Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Blumenau, Brusque, Tubarão, Criciúma e Araranguá.

O projeto é baseado na tecnologia digital DMR Tier III. O equipamento de rádio DMR Tier III funciona na mesma faixa de frequência que o equipamento Tier II, mas adiciona recursos para dar ao sistema mais funções para melhor se adequar à situação. O equipamento Tier III opera no “modo trunked”, o que significa que os rádios são alocados automaticamente para frequências em vez de terem uma frequência fixa.

Essa tecnologia visa modernizar a radiocomunicação dos policiais militares em suas atividades operacionais, provendo mais segurança e eficiência nas comunicações, melhor cobertura de radiofrequência e uso de dados, além de prover recursos de gestão como o georeferenciamento.

A aquisição dos referidos equipamentos decorreu-se de processo licitatório no valor de R$ 23 milhões, compostos por 38 Estações Rádio Base (equipamentos a serem instalados em Torres), 1.000 terminais portáteis, 1.000 terminais móveis, bem como sistema de gerenciamento de rede e de despacho.

Expansão do projeto

Apesar da implementação imediata estar sendo apenas nas áreas das CREs mencionadas, a PMSC tem projeto para expandir esse sistema para todo o Estado, contemplando as regiões do interior e fronteira catarinense. A primeira a receber essa expansão é a CRE em Lages.