Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

GPS Rural chega a mais dois municípios do Oeste


Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 16, no Centro de Eventos de Águas de Chapecó, uma solenidade que marcou o final da implantação do GPS Rural nas Cidades de Águas de Chapecó e São Carlos.

Com a presença de autoridades locais, dos dois municípios, e também de Chapecó, a solenidade foi prestigiada por diversos moradores rurais, que agora contam com mais agilidade, tanto no acionamento quanto na resposta dos órgãos de segurança pública e socorro de urgência e emergência.

Idealizado pelo comando local do Grupamento da Polícia Militar de Águas de Chapecó e São Carlos, a implantação do projeto GPS Rural nos municípios teve início em janeiro de 2019, com as primeiras tratativas e análise da experiência já bem sucedida em Chapecó.

Após muitos desafios e reuniões para esclarecimentos, contratação dos sistemas pelas prefeituras, levantamentos do terreno com georreferenciamento e todos os trâmites, finalmente o projeto foi implantado e agora atende 100% dos moradores, mais de duas mil propriedades rurais, mais especificamente 1047 em Águas de Chapecó e 1167 em São Carlos.

Durante a cerimônia, houve o descerramento e entrega simbólica de placas do projeto a um morador de cada município, representado todos os demais.

As prefeituras arcaram com os valores para o georreferenciamento e compra do sistema, cabendo aos moradores a aquisição das placas.

Na oportunidade, também foi homenageado o idealizador do projeto, em Chapecó, presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), que trouxe a tecnologia para a região e apoiou na sua expansão para os municípios contemplados.

A homenagem foi entregue pelos comandantes da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Jorge Luiz Haack e pelo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, acompanhados das autoridades locais dos dois municípios.

O presidente da SAC também entregou aos prefeitos municipais a autorização de cessão de uso do sistema que roda o GSP Rural.

Pelos depoimentos das autoridades que fizeram uso da palavra, com testemunhos de situações práticas que já ocorreram, ficou clara a importância do projeto e o quanto pode ajudar no tempo resposta à população.

Finalizando a solenidade, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, parabenizou o 2º sargento Marcos Corrêa Soares, comandante dos grupamentos, pelos empenho e dedicação, também agradeceu as parcerias que tornaram possível a concretização do projeto.

Além da Polícia Militar, Bombeiros e Samu também terão mais facilidades no atendimento das ocorrências, tanto na geração quanto no atendimento, principalmente por terem certeza de estarem indo ao local correto, pelo melhor caminho.