Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Mais de 150 alunos encerram ciclo do Estudante Cidadão em Fraiburgo


Na última quarta-feira, 27, a Polícia Militar de Fraiburgo realizou a solenidade de encerramento do Programa Estudante Cidadão da Escola de Ensino Fundamental Bela Vista. A cerimônia foi realizada  na Câmara de Vereadores do município.

O programa iniciou na escola em setembro de 2019, com a participação de aproximadamente 150 alunos, do 1º ao 9º ano.

Prestigiaram a solenidade autoridades civis, corpo técnico da escola, convidados, imprensa local e colaboradores do programa. 

Acompanhados pela banda sinfônica de Videira, os alunos entraram no local estipulado marchando. O comandante do grupamento foi o aluno Lorenzo Rodrigues de Oliveira, do 1º ano, que apresentou a escola Bela Vista ao comandante da 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 1º tenente Marcos Evandro Tarniovicz, solicitando "autorização" para o início da formatura.

As bandeiras, compostas por alunos, entraram na Câmara de Vereadores e se deslocaram até à frente das autoridades, para que todos em posição de respeito cantassem o Hino Nacional.

Na sequência, ocorreu a entrega da premiação aos alunos destaques do programa.

Ao fazer uso da palavra, o coordenador do programa na escola, 1º tenente Marcos Evandro Tarniovicz, reforçou a questão da educação, disse que "não é somente uma transmissão de conhecimentos, e sim um desenvolvimento do senso crítico", se reportando aos alunos. Emendou afirmando "que a felicidade mais tem a ver com as atitudes do que as circunstâncias".

 

Durante o projeto, os estudantes foram recepcionados pelos policiais, onde entravam em forma, por turma, para o hasteamento da bandeira nacional, cantavam o hino e aprendiam um pouco de ordem unida.

Ao final, os alunos eram conduzidos pelos policiais até a sala de aula, rotina que se repetiu durante todo o ciclo.

Assim , o programa implementou ações que possibilitaram aos alunos desenvolverem noções de cidadania e civismo, estimulando o respeito a figura do professor, sem contar no aprimoramento do aspecto comportamental, melhora na autoestima e identificação com o local de estudo. 

Para conferir a galeria de fotos da formatura, clique aqui.