Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Mais de 4 mil crianças dizem não às drogas em Joinville


Na noite de terça-feira, 3, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi realizada no Centreventos Cau Hansen, organizada pelo 8º Batalhão de Policia Militar (BPM). A cerimônia foi presidida pelo comandante do 8º BPM, tenente-coronel Jofrey Santos da Silva, e prestigiada por autoridades.


A noite foi marcada por muita alegria e diversão, onde alunos do 5º ano, acompanhados dos seus pais e professores, oficializaram o ato de formatura, na missão de dizer não às drogas e à violência.


O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina há 21 anos e tem como objetivo primordial atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Em Joinville o programa teve início em 1999, e desde lá inúmeras crianças tem sido instruídas dentro de um modelo positivo de vida, onde aprendem a fazer escolhas sábias, seguras e responsáveis. Somente em 2019, foram atendidas pelo programa Proerd na área do 8° BPM 175 turmas de 5º ano, totalizando 4856 alunos formados e 28 turmas do Proerd Kids, formando aproximadamente 670 crianças de 6 a 8 anos.

O 8º BPM, em parceria com a empresa Gidion Transportes, também desenvolve o projeto “Transitando”. Esse projeto tem permitido ampliar os trabalhos de prevenção e cuidados com a segurança no trânsito, atendendo, em 2019, um total de 4.256 alunos em 173 turmas de 4º ano. O evento teve diversas apresentações artísticas que abrilhantaram a noite. Um grupo de bailarinos do balé Bolshoi de Joinville e da Casa da Cultura dançaram para o público presente.


Uma atração à parte foi o mascote do Proerd, o leão Daren, que esse ano entrou montado em um cavalo e escoltado por uma turma de alunos vestidos com o uniforme da Polícia Militar.


O sorteio de bicicletas e outros brindes foram realizados aos alunos que estavam presentes.


Os instrutores do Proerd do 8º BPM, e também os policiais que foram instrutores e que estão na reserva remunerada, receberam uma homenagem de agradecimento pelo trabalho realizado por meio do programa, alcançando centenas de crianças e adolescentes.

Em seu discurso, o tenente-coronel Jofrey ressaltou a importância do programa na vida das crianças e adolescentes e destacou que a prevenção é a melhor arma na luta contra a violência crescente.