Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Ministro Sergio Moro fica impressionado com projetos da PMSC


“São projetos muito impressionantes. Santa Catarina mais uma vez na vanguarda”, resumiu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante encontro nesta segunda-feira, 30, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis.

Ao lado do governador Carlos Moisés, o ministro pôde conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pela instituição no Estado. O deputado federal Daniel Freitas também participou da visita.

O ministro veio a Santa Catarina para palestrar no evento Momento Brasil, promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), e também aproveitou a ocasião para conhecer um pouco mais sobre a PMSC.

Em sua fala, o presidente do Conselho Superior de Segurança Pública e comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, apresentou os demais integrantes do Conselho e falou da importância da integração, ao explicar o modelo de gestão inédito desenvolvido no Estado. “É um prazer e uma honra imensa em recebê-los aqui em nossa casa. A PMSC tem alguns “cases” de sucesso que precisam ser apresentados”, disse.

O comandante também evidenciou os três conceitos que balizam as estratégias e ações desenvolvidas pela instituição: aumentar a confiança na corporação, reduzir o medo de vitimização, e controlar a criminalidade violenta. “Nossos projetos são frutos de um excepcional trabalho em equipe, onde não há protagonismos. E não temos porque não contribuir ou replicar nosso conhecimento, com o propósito de potencializar as ações e fomentar a integração entre as instituições e órgãos que compõem a Segurança Pública.”

Seguindo a apresentação, o comandante geral apresentou os principais projetos tecnológicos desenvolvidos pela PM no Estado, como os aplicativos disponíveis para smartphones e suas vantagens. PMSC Cidadão, SOS Desaparecidos, Futebol Seguro, Rede Rural e Rede de Vizinhos foram os destaques. “Temos cerca de 90 mil telefones conectados via WhatsApp em Santa Catarina”, comemorou, ao falar sobre o Rede de Vizinhos.

Por fim, apresentou o PMSC Mobile, disponível em todas as viaturas da instituição, e falou sobre as Câmeras Policiais Individuais, que passam por processo de implementação. “Com certeza vamos levar essas ideias à frente. Precisamos replicar aquilo que dá certo”, comentou o ministro Sergio Moro. “Por meio das tecnologias conseguiremos melhorar a eficiência, ante as dificuldades de efetivo”, assegurou. “Enfim, minhas congratulações a todos. Parabéns mesmo”, finalizou o ministro.

Ao fazer uso da palavra, o governador parabenizou a PMSC pelas iniciativas. “Todos ganhamos com isso. Afinal, o Brasil é um só. Parabéns à PMSC por apresentar e dividir seus “cases” com outros estados”, avaliou.

Esta é a primeira vez que Sergio Moro visita Santa Catarina na condição de ministro da Justiça e Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS (clique aqui)

Fotos: 3° sargento Paulo Henrique Santana/CCS