Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Operação Ágata III fiscaliza fronteira de SC


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atuou na operação Ágata III, entre os dias 15 e 19 de agosto, com a participação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro (EB), além de outras instituições de fiscalização das esferas federal e estadual. A operação visa coibir os crimes na faixa de fronteira e em Santa Catarina o foco foi o acesso internacional com a Argentina.

A PMSC empregou efetivo da 4ª e 9ª Região de Polícia Militar (RPM), localizadas em São Miguel D’Oeste e Chapecó, respectivamente, além de policiais da Polícia Militar Rodoviária e Ambiental. Ao total, mais de 400 policiais trabalharam para coibir o tráfico de drogas, armas e contrabando de produtos ilegais.

De acordo com os números relativos a participação da PMSC na operação, foram abordadas 3.984 pessoas, sendo três presas e uma com mandato de prisão cumprido. Em relação aos produtos ilícitos (cigarros, eletrônicos, roupas, alimentos e produtos de origem animal), ocorreram 211 apreensões.

Foram abordados 2.463 veículos, sendo que 30 foram removidos, um veículo roubado recuperado, 15 carteiras de habilitação foram recolhidas. Foram também realizados 59 testes de alcoolemia, sendo registrados seis autos de embriaguez.

Ao total, de acordo com os dados da PMSC, foi apreendida uma arma de fogo, 20 gramas de cocaína e 67 gramas de maconha. Participaram da operação, além da PMSC, o Exército Brasileiro (EB), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), o Departamento de Polícia Federal (DPF), o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), a Receita Federal do Brasil (RFB), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).