Na tarde de quinta-feira, 24, as guarnições aquáticas da Polícia Militar Ambiental (PMA), juntamente com apoio aéreo da 5ª Companhia de Aviação da Polícia Militar, deflagraram Operação Piracema nos rios das divisas entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No retorno da visita técnica realizada a Brigada Militar Ambiental em Vacaria, no RS, a PMA deflagrou na área de fronteira, com a 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, a "Operação Piracema 2022/2023", a qual foi acompanhada pelo comandante do Comando de Polícia Militar Ambiental, coronel Henrique.
A operação é baseada na Instrução Normativa IBAMA N° 193, de 2 de outubro de 2008, que estabelece normas de pesca para o período de defeso na área de abrangência da bacia hidrográfica do rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A instrução fixa o período de defeso proibindo, anualmente, a pesca de 1° de outubro a 31 de janeiro, na bacia hidrográfica do rio Uruguai. Entende-se por bacia hidrográfica, o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.
Para mais informações acesse a instrução normativa IBAMA N° 193, de 2 de outubro de 2008