Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Palhoça: divulgado balanço do ano de 2019


A Polícia Militar de Palhoça divulgou nesta quinta-feira, 2, o balanço das principais ocorrências atendidas no ano de 2019, demonstrando uma considerável queda nos indicadores de criminalidade quando comparados com os anos de 2017 e 2018.

No último ano foram registrados 21 homicídios, contra 30 no ano anterior, representando uma queda de 30%. Estendendo o comparativo a 2017, quando houve 44 homicídios, foi percebida uma constante redução destes crimes.

Roubos e furtos também estão entrando em uma curva decrescente. No comparativo entre os anos de 2017 e 2018, houve uma diminuição de 50% nos roubos, ao passo que, em 2019, foi registrada uma queda de 42%. Furtos representam menos 14%.

Ainda foram apreendidas 51 armas de fogo, recuperados 157 veículos furtados ou roubados e presos 2443 criminosos.

É importante ressaltar as visitas preventivas, que aproximam a Polícia Militar da comunidade e previnem a reincidência e geração de novos crimes. Mais de 350 visitas pela Rede Catarina, 570 visitas escolares e 170 visitas comerciais foram registradas em 2019.

A Operação Veraneio, iniciada em meados de dezembro está sendo a maior de todos os tempos, com mais policiais e viaturas nas ruas da região litorânea, além das polícias especializadas como o Canil, a Cavalaria, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM).

No último ano, o 16º Batalhão de Polícia Militar implementou a Rede Comércio Mais Seguro Centro e o Programa Estudante Cidadão na Escola Senador Renato Ramos da Silva, ampliando ainda mais a sua rede de proteção.

Por fim, segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Rodrigo Carlos Dutra, "a interação entre PM e comunidade por meio dos programas institucionais, aliada à análise contínua dos índices criminais, permitiu uma programação operacional  focada nos pontos mais sensíveis da segurança em Palhoça". E finalizou ressaltando sobre "o profissionalismo e a dedicação dos  integrantes do 16º BPM e das outras unidades especializadas da PMSC como suporte para a redução criminal e  melhora da Segurança Pública".