Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PM desmonta oficina ilegal de armas e apreende arsenal bélico


Na tarde de quarta-feira, 20, na cidade de Xaxim, a Polícia Militar em verificação de possível suspeito em posse de armas, acabou fechando uma oficina ilegal de armas de fogo e apreendendo várias armas que estavam em manutenção e outras em aparente perfeito funcionamento. Um homem de 32 anos foi preso e confessou que fazia produção e manutenção das armas no local, inclusive para uma facção criminosa.

Ainda durante a manhã, uma guarnição de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2ºBPM/Fron) obteve informações que no município de Xaxim, área do batalhão e vizinho de Chapecó, residia um cidadão com mandado de prisão e em posse de armas de fogo.

No início da tarde os policiais deslocaram até o local. Lá, não localizaram o suspeito, mas levantaram informações de que ele estaria no bairro Primavera na cidade de Xaxim e que estaria efetuando a manutenção e guardando armas para uma facção criminosa, fato que ocorria em um barracão de madeira.

As guarnições chegaram no local e viram dois suspeitos na porta do barracão.  Ao perceberem a presença policial, eles fugiram, não sendo mais localizados. Em revista no local foram localizados oito armas de fogo longas, duas armas de fogo curtas, sendo uma arma calibre 22 e uma arma calibre 38; três armas longas de pressão; duas armas curtas de pressão; 20 munições de calibre 22; 14 munições de calibre 38; 35 munições de calibre.357; uma munição de calibre 20; quatro munições de calibre 12; materiais para recarga como pólvora e espoletas; várias peças para conserto e manutenção de armamento e diversos cartuchos de calibre 36. As armas de pressão também foram apreendidas porque é comum estarem adaptadas para atirar calibre 22.

Enquanto os policiais estavam no barracão, as guarnições conseguiram descobrir a localização da residência do proprietário do local e foram até ela. Na residência foi abordado um homem de cidadania paraguaia, que assumiu a propriedade dos objetos e ainda confessou que possuía em sua residência um rifle da calibre 38/357 com silenciador e um revólver calibre 32, entregando as armas aos policiais. Ao ser questionado o autor disse que aprendeu a consertar e a fabricar armas enquanto morou no Paraguai.

Diante dos fatos, o homem de 32 anos foi preso e juntamente com todos os materiais apreendidos, foi encaminhado à delegacia de Xaxim para as providências cabíveis. Além de outras guarnições de Chapecó, dentre elas o Canil, uma guarnição de Xaxim também auxiliou na ocorrência.