Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PM encerra operação Viagem Segura em Blumenau


Na última quarta-feira, 8, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encerrou a operação Viagem Segura 2019/2020, em Blumenau. A ação teve por objetivo dar maior segurança e tranquilidade aos blumenauenses que viajaram durante essa temporada de final de ano.

Em cada visita preventiva, equipes policiais verificavam as condições de segurança da residência, por meio de análise das portas, grades e janelas. Não havendo qualquer alteração, um formulário eletrônico era preenchido através do PMSC Mobile, sendo depositada uma cópia desse documento na caixa de correspondência do morador.

Ao todo, 350 moradores se cadastraram no programa, mediante um formulário online. Nenhuma dessas residências ou vizinhança foram alvo de ações criminosas durante a operação. No panorama geral de Blumenau, também houve significativa redução do número de arrombamentos no período das férias. De 23 de dezembro a 3 de janeiro foram registrados 20 furtos a residência, enquanto que no mesmo período da temporada passada foram 32 casos.

Esse resultado positivo é fruto de uma sequência de ações realizadas ao longo do ano passado, tanto de cunho preventivo, a exemplo da expansão da Rede de Vizinhos (543 ruas cadastradas – a maior rede de vizinhos de Santa Catarina), como de cunho repressivo: operações de combate ao tráfico de drogas e outras para retirar pessoas foragidas da Justiça de circulação.

Por fim, é estimado que pelo menos outras 3.500 residências foram beneficiadas com o programa, ainda que indiretamente, já que em cada visita, as casas vizinhas também eram observadas, a fim de garantir a tranquilidade das localidades atingidas.