Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PM evita crime e prende quadrilha de "caixeiros" em Chapecó


Por volta das 6h30 de sábado, 11, na Avenida Coronel Licínio Córdova, bairro São Cristóvão, em Chapecó, durante ação contra uma quadrilha que tentava realizar um arrombamento em caixas eletrônicos de uma agência bancária, a Polícia Militar evitou o crime e prendeu três criminosos, todos de Joinville e com extensa ficha criminal.

Na ação, um quarto suspeito, de 34 anos, natural de Chapecó, também com antecedentes criminais e em liberdade provisória, acabou morrendo ao tentar reagir à abordagem. Ele estava fazendo a segurança da quadrilha, do lado de fora da agência bancária, e portava um revólver calibre 32. O homem tentou sacar a arma, para atirar nos policiais, quando recebeu voz de prisão e acabou alvejado.

Já durante a tarde, um quinto integrante da quadrilha, de 26 anos, acabou preso na BR-280, em Canoinhas. Ele estava fugindo de volta para Joinville em um Renault Sandero.

Interrogado, ele confessou a participação no crime, e que realmente estava na cobertura e ajudaria na fuga. Quando percebeu a ação policial, fugiu.

A ação teve a participação de guarnições da PM, da região, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No carro, o homem possuía um cartão bancário em nome do comparsa que morreu na ação criminosa.

Com a quadrilha, dentro do banco, os policiais localizaram ferramentas usadas para arrombar os equipamentos, como pé de cabra, chave de fenda e kit completo de maçarico.

Tanto o homem que fazia segurança do lado de fora, quando os que abriam os caixas no interior da agência, também portavam rádios de comunicação com capacidade para copiar a frequência da PM.

Os criminosos que atuam nesta modalidade são conhecidos como “caixeiros". Um deles estava foragido do sistema penitenciário e com mandado de prisão em aberto, o outro inclusive estava em regime aberto e usava tornozeleira eletrônica.